domingo, 10 de junho de 2012

Voar entre a Europa e África sem uma gota de combustível


O avião solar suíço "Solar Impulse", que na última madrugada descolou de Madrid rumo a Rabat, em Marrocos, cumpriu a "união" entre a Europa e África depois de 19 horas de voo a uma média de 60 quilómetros por hora.
O avião, que iniciou a travessia entre a Europa e África na Suíça a 24 de maio, terminou a ligação em Marrocos às 23.25 horas locais de terça-feira depois dos pilotos da aeronave, Bertrand Piccard e André Borschberg, terem voado mais de 2500 quilómetros sem "uma gota de combustível".
O "Solar Impulse" chegou a Madrid a 24 de maio proveniente da localidade suíça de Payerne e tinha previsto continuar a sua viagem no dia 28, mas a partida foi adiada devido ao mau tempo em Marrocos.
O "Solar Impulse" tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros), pesa 1600 quilos e as suas asas estão cobertas por 12 mil células fotovoltaicas, que captam a energia solar e armazenam-na em quatro baterias, alimentando quatro motores elétricos.
Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono, que realizou o seu primeiro voo real em 2010, tendo estado no ar 26 horas seguidas de dia e noite sem recurso a qualquer combustível.
Imagem: foto Youssef Boudlal/REUTERS

Sem comentários: