sábado, 2 de novembro de 2013

Luanda. Comunicado: BD vai apoiar campanha da Amnistia pela libertação do jovem “Nito Alves”


Luanda - O Secretariado Nacional do Bloco Democrático, reuniu ordinariamente no dia 29 de Outubro tendo entre outras questões analisado a situação interna do Partido, bem como a situação económica, política e social do país. Assim, sobre o país, o SN do BD considera que:

Fonte: BD

1. Dada a sua característica não sustentável, com empresas falidas, infuncionalidade da zona económica especial, gestão predadora do sector público e descalabro organizacional, a previsão do crescimento económico foi revista em baixa de forma significativa.
2. Ao invés de serem um factor positivo, os enormes recursos em moeda externa têm estimulado uma importação desmesurada de bens impedindo, assim, o surgimento duma verdadeira indústria nacional.
3. A proposta do OGE 2014 aprovada em Conselho de Ministros deve ser amplamente distribuída para que os órgãos de concertação social, incluindo os provinciais, possam pronunciar-se em tempo oportuno e evitar que este instrumento sirva simplesmente para reforçar a acumulação privada primitiva do capital e o reforço da capacidade militar do país, ao invés do reforço organizacional, implementação de infraestruturas sociais, e melhoria da educação e saúde.
4. A Assembleia Nacional incorre em erro de fundo, e demonstra estar à revelia da própria Lei, ao apreciar a Conta de Estado sem o parecer da entidade competente que é o Tribunal de Contas.
5. Na presente legislatura, a Assembleia Nacional não aprovou nenhuma Lei de sua iniciativa, e foi recentemente estimulada pelo Tribunal Constitucional a não exercer o seu papel fiscalizador, facto gravíssimo do ponto de vista do Estado de Direito Democrático.
6. Os indicadores sociais mantêm-se preocupantes com a fome a grassar em várias zonas do país, face ao cinismo das entidades nacionais e internacionais sobre o assunto, não se descurando a possibilidade de extinção do povo khoisan. 7. Persiste uma gritante falta de água canalizada e potável mesmo no interior das cidades.
8. A mortalidade infantil e a mortalidade materna se mantêm em níveis elevadíssimos.
9. Face à crescente instabilidade e insegurança, de forma irregular e ameaçadora, a Polícia Anti-Motim, vai assumindo o papel de Polícia Pública nas principais cidades de Angola, visando repelir o descontentamento natural dos cidadãos.
10. Persiste a política anárquica de demolições de casas do povo e de não pagamento integral das pensões aos antigos combatentes.
11. Se mantém a repressão sobre o movimento social, com prisões políticas arbitrárias, até de menores com realce para o chamado “Caso Nito Alves”, o desaparecimento de opositores as más práticas governamentais – “Caso Kassule e Kamulinde”.
12. Persiste a tendência da PGR e da DNIC em prosseguirem interesses políticos inconfessos nos inquéritos que realizam, ao mesmo tempo que desprezam o tratamento de investigações de interesse nacional.
13. A instauração de um processo judicial no Brasil e a emissão de um mandado de captura internacional ao membro do Comité Central do MPLA e activo “porta-voz” da política governamental, o General Bento Kangamba, acusado publicamente de liderar um gang de tráfico internacional de mulheres para prostituição e prática de cárcere privado, devem ter o devido seguimento pelas autoridades nacionais.
14. Sendo o General Bento Kangamba um dos principais organizadores da repressão a manifestantes, possuidor duma fortuna de origem duvidosa, com precedentes criminais, a protecção que lhe é dada constitui um sério sintoma da crise moral que abala o actual regime.
15. A imprensa pública mantém o seu mutismo sobre esta matéria, confirmando que a comunicação social pública está realmente ao serviço exclusivo do Partido no poder.
Assim,
a) O BD conclui que o Governo se mostra cada vez mais incapaz de organizar a economia e dar resposta aos problemas sociais.
b) O BD conclui que o governo não está em condições de praticar políticas públicas ajustadas à realidade nacional, preferindo reforçar o marketing político, a demagogia e a repressão.
c) O BD concluiu que os escândalos sobre corrupção e tráfico humano, ausência de tratamento sério das questões públicas, desorganização reinante e transformação da Assembleia Nacional num mero observador da acção governativa são sintomas da caducidade do regime que se fundamenta na privatização do Estado, no nepotismo, e na partidarização das instituições.
Por isto,
1. O BD corrobora com a posição da oposição parlamentar sobre a Conta Geral do Estado sugerindo que não seja apreciada em nenhuma Comissão Parlamentar e exige que o Tribunal de Contas publique o seu Parecer antes da sua análise a Assembleia Nacional.
2. O BD Insta o Parlamento a cumprir o seu dever de fiscalização dos actos da Governação, mas estimula a sociedade a exercer directamente a função fiscalizadora dos actos do Estado em particular a execução orçamental.
3. O BD exige que o Ministério da Comunicação Social cumpra o seu papel de informar o público sobre o que fazem os Órgãos de Estado, ao invés de controlar toda a comunicação social.
4. O BD exige que os órgãos televisivos públicos, financiados pelos contribuintes angolanos, passem a transmitir directamente os debates parlamentares e abram espaços para o contraditório.
5. O BD chama a atenção para os elevados níveis de subnutrição das crianças da comunidade khoisan e exige que as autoridades apoiem sem delongas as Organizações Não Governamentais que, com zelo, têm impedido a sua extinção do território nacional;
6. O BD exige que o Procurador Geral da República investigue e esclareça o caso público e vergonhoso do General Bento Kangamba; exige ainda que o MPLA se pronuncie, e estimula a unidade das Mulheres de Angola no combate a prostituição e tráfico de mulheres, incluindo as ditas “de luxo”.
7. O BD reafirma a sua disponibilidade de lutar pela libertação do jovem “Nito Alves”, apoiando a campanha da Amnistia Internacional, bem como o esclarecimento do desaparecimento de Cassule e Kamulinde.
8. O BD conclama os líderes sindicais e os trabalhadores em geral a lutarem activamente para que o novo Projecto de Lei do Trabalho não seja mais um instrumento contra os próprios trabalhadores.
9. O BD mantém a sua disponibilidade de cooperar com a Oposição Angolana nas futuras Eleições Autárquicas.
LIBERDADE, MODERNIDADE, CIDADANIA
Luanda, aos 29 de Outubro de 2013
O Secretariado Nacional do Bloco Democrático
Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5o andar, 14. Telefone: 222407198 – email: blocodemocratico@yahoo.co.uk

Angola: Aviões comprados à Rússia são usados e em más condições


Luanda - Angola e a Rússia assinaram um contracto de cerca de mil milhões de dólares para a compra de armas. Incluídas nessa compra estão 18 aviões SU 30K e segundo noticias publicadas na imprensa russa os aviões incluídos no acordo são em segunda mão, estão inoperativos há bastante tempo e há duvidas mesmo que estejam em condições de funcionar sem enormes custos de manutenção.

Fonte: VOA

Os aviões foram entregues á India no final da década de 1990 como parte de um acordo que previa o envio para a India de uma versão mais avançada deste avião o SU 30 MKI.
Quando esses aviões chegaram á India os SU 30 K foram devolvidos á Rússia em 2007. A Rússia tentou depois vende-los à Bielorrússia, ao Sudão e ao Vietname mas sem sucesso.
Segundo Kester Komegah um perito no relacionamento militar entre a Rússia e Africa os aviões tem estado armazenados ao ar livre.
Peritos dizem que se Angola tem a necessidade de novas armas deveria comprar aviões mais novos e capazes para cimentar a sua posição como uma emergente potencia regional em vez de comprar “aviões sucata” que provavelmente têm poucas condições para voar e que vão necessitar de manutenção intensiva.
O Doutor Shabani Nzori de uma universidade em Moscovo disse que a Rússia está sempre a tentar vender equipamento ultrapassado a África e – acrescentou – “surpreendentemente a liderança angolana aceitou isto”.
O professor David Shin da Universidade de George Washington disse que mais do que a condição dos aviões o que o preocupa é o porquê da compra destes aviões.
Outra questão levantada pelos peritos é se há já pilotos angolanos treinados para os aviões.
Até agora tem havido silencio absoluto sobre o negócio de armas que envolve também a compra de helicópteros de transporte M 17 e outro armamento.
A compra de armas por parte de Angola esteve no passado envolvida em vários escândalos envolvendo destacadas personalidades russas e francesas.
Em 2012 durante um julgamento em Londres o milionário russo Arkady Gaydamnak revelou que vendeu vários helicópteros em “estado de sucata” a Angola no valor de 70 milhões de dólares.
Esse negócio de armas acabou no chamado escalado Angolagate que envolveu entre outros o filho do antigo presidente francês François Miterrand e o conhecido empresário Pierre Falcone que foi embaixador de Angola junto da UNESCO

Luanda. Quando a vida perde o seu significado... o assassinato


Neste momento estão a decorrer as exéquias fúnebres do nosso amigo o jovem Dr. António de Jesus dos Santos Piedade, que foi barbaramente assassinado no início desta semana, algures em Luanda, com tiro de arma de fogo, supostamente por um comando de jovens.
Com mais este assassinato abominável, soma-se mais uma vítima da violência e da criminalidade em Luanda.
Creio ser urgente que se criem políticas sérias para o controlo da proliferação das armas entre os cidadãos civis, de modo a atenuar a onda dos assaltos e dos assassinatos no país, ao mesmo tempo que se procure formas para garantias de trabalho e, portanto, uma rentabilidade digna sobretudo para os jovens.
Amigo Piedade, nós que te conhecemos, suplicamos a Deus de bondade e de misericórdia, que te admita no gozo da 'herança dos justos' - que aliás tu sempre acreditaste.
Ao atravessares o rio da eternidade, saúda os 'nossos' que partiram antes de ti; e quando te juntares aos nossos antepassados, não te esqueças de recorda-los que nós precisamos da vossa intercessão e proteção para que o 'bem' e a 'paz' não se afastem de nós e das nossas famílias e comunidades.
Agora vai, amigo Piedade, mas não nos deixes, não nos abandone... Continua a olhar por nós, mas sobretudo para os mais pequenos.
Há vazio, há trevas, há choro aqui... Mas ali há, certamente alegria. Podes partir... Mas continue aqui!
In Domingos das Neves. Facebook

“é-lhes oferecida carne fresca das nossas meninas. Impunemente.”



 “Somos um povo especial!” (carta de uma angolana africana)

“Angola, meus Amigos, é de todos os Angolanos (negros, mestiços e brancos). Ninguém é dono de país nenhum e muito menos da sua felicidade, por isso não entregue a sua alegria, a sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém! Somos livres e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja. A razão de ser da sua vida, é você mesmo. A limpeza do lixo que ficou para trás, para todos os efeitos, não temos mais marcas físicas mas outro lixo muito mais extenso e perigoso ficará para trás, o nosso lixo! O lixo dos sentimentos negativos, ressentimentos e mágoas que respondemos ao ataque com ataque, seja ele com a palavra oral ou escrita e, assim, contribuímos para aumentar o problema em vez de atenuá-lo ou mesmo solucioná-lo. Assim, contribuímos efetivamente para realizar o que tememos. Em suma, nas palavras do ditado popular, o feitiço volta-se contra o feiticeiro. Somos o “povo especial” escolhido do Sr. Engenheiro José Eduardo dos Santos. E como povo especial escolhido por ele, não temos água nem luz na cidade. Temos asfalto cada dia mais esburacado. Os que, de entre nós, vivem na periferia, não têm nada. Nem asfalto! Só miséria, lixo, mosquitos, águas estagnadas. Parasitas. Hospitais?!! Nem pensar. O povo especial não precisa. Não adoece. Morre apenas sem saber porquê. E quando se inaugura um hospital bonito e ficamos com a esperança de que as coisas vão melhorar, mudar minimamente, descobre-se que as máquinas são chinesas, com manuais chineses, sem tradução, e que ninguém sabe operá-las… Estas são opções especiais, para um povo especial. Educação?!! O povo especial não precisa. Cospe-se na rua (e agora com os chineses, temos que ter cuidado para não caminharmos sobre escombros escarrados de fresco…); vandalizam-se costumes, ignoram-se tradições. Escolas para quê? E para ensinar o quê? O Sr. Engenheiro é um herói, porque fugiu ali algures da marginal, acompanhado de outros tantos magníficos?! Que a Deolinda Rodrigues morreu num dia fictício que ninguém sabe qual, mas nada os impediu de transformar um dia qualquer em feriado nacional!? O embuste da história recente de Angola, é tão completo e manipulado que até mesmo eles parecem acreditar nas mentiras que inventaram. Se incomodamos o Sr. Engenheiro de qualquer forma, sai a guarda pretoriana dele e nós ficamos quietos a vê-los barrar ruas, anarquicamente, sem nos deixar alternativas para chegarmos a casa ou aos empregos. O povo especial nem precisa ir trabalhar, se resolvem fechar as ruas. Se sairmos para almoçarmos e eles bloqueiam as ruas sem qualquer explicação, só temos uma hipótese: como povo especial, que somos, não precisamos de comer, dá-se meia volta de barriga vazia e…volta-se para o emprego. E isto quando não ficamos horas e horas parados, à espera que o Sr. Engenheiro e sua comitiva recolham aos seus luxuosos lares e nos deixem, finalmente, circular. Entramos em casa às escuras e saímos às escuras. Tomamos banho de caneca. Sim!, bem à moda do velho e antigo regime do MPLA-PT do século passado. Luanda, que ainda resiste a tantos maus-tratos e insiste em conservar os vestígios da sua antiga beleza, agora é violentada pelos chineses. Sodomizada, sistematicamente, dia e noite. Está exaurida; de rastos, de cócoras diante dos novos “amigos” do Sr. Engenheiro. Eles dão-se, inclusive, ao luxo de erguerem dois a três restaurantes chineses numa mesma rua. A ilha do Cabo, tem mais restaurantes chineses que qualquer outra rua de qualquer outra cidade ocidental ou africana: CINCO!! A China Town instalada em Luanda! As inscrições que colocam nos tapumes das obras em construção, admirem-se, estão escritas na língua deles. Eles são os “novos senhores”. Os amigos do Sr. Engenheiro! A par do Sr. Falcone…a este, foi-lhe oferecido um cargo e passaporte diplomático. Aos outros, que andam aos “bandos”, é-lhes oferecida carne fresca das nossas meninas. Impunemente. Alegremente. Com o olhar benevolente dos cs de fato e gravata. Lá fora, no mundo civilizado, sem povos especiais, caçam os pedófilos. Aqui, em Angola, criam e estimulam pedófilos. Acham graça. Qualidade de vida é coisa que o povo especial nem sabe o que é! Nem qualidade, nem quantidade de vida, uma vez que morremos cedo assim que fazemos 40 anos. Se vivermos mais um pouco, ficamos a dever anos à cova, pois não nos é permitida essa rebeldia. E quem dura mais tempo, é castigado: ou tem parentes que cuidem ou vai para a rua pedir esmola! Importam-se carros e mais carros. De luxo! Esta é a imagem de marca deles: carros de luxo em estradas descartáveis, esburacadas. AH!!...E telemóveis!! Qualquer Prado ou Hummer tem que levar ao volante um elemento com telemóvel. Lá fora, no mundo civilizado, sem povos especiais, é proibido o uso do telemóvel enquanto se conduz. Aqui, é sinal de “status”, de vaidade balofa!! Pobre povo especial! Sem transportes, sem escolas, sem hospitais. À mercê dos “Candongueiros”, dos “dirigentes” e dos remédios que não existem. Sem perspectivas de futuro. Os nossos “Amanhãs”, já amanhecem a gemer: de fome, de miséria, de subnutrição, de ignorância, de analfabetismo, de corrupção, de incompetência, de doenças antes erradicadas, de ira contida, de revolta recalcada. O GRITO está latente. Deixem-nos sair: BASTA!!!!

Solange – Angolana – Residente em Angola.

Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra”!
In Fatima Sousa. Facebook