O reforço das provisões que o banco foi
"obrigado" a fazer pela actual conjuntura económica do País deverá
ser, entre outros, o 'culpado' do 'trambolhão' registado no resultado líquido
da instituição, no ano passado.
O Banco de Negócios Internacional (BNI)
fechou o ano de 2014 com um resultado líquido de 1,2 mil milhões Kz (13,1
milhões USD), uma queda acima dos 53% face a 2013, altura em que os lucros se
cifraram nos 2,7 mil milhões Kz (28,6 milhões USD na altura), de acordo com
cálculos do Expansão feitos com base em dados constantes de um comunicado de
imprensa.
Francisco de
Andrade
No documento, onde foram avançados dados
sobre alguns indicadores das demonstrações financeiras apresentadas aos
accionistas e aprovadas na assembleia-geral realizada no passado dia 16 de
Abril, o BNI refere que, no exercício, optou por reforçar as provisões, sem, no
entanto, especificar o valor canalizado para o efeito. "Durante o presente
exercício, e fruto da actual conjuntura económica do País, numa óptica
prudencial, o BNI decidiu reforçar as suas provisões", lê-se no
comunicado, supondo-se ser esta uma das razões para o 'trambolhão' que se
registou nos lucros do ano passado.
Sentido idêntico tiveram os fundos
próprios regulamentares, que recuaram 10,6%, de 21,6 mil milhões Kz (221,4
milhões USD) em 2013 para 19,3 mil milhões Kz (180,6 milhões USD) no ano passado,
contrariamente ao que aconteceu com os activos totais, que subiram perto de
10%, passando de 184,1 mil milhões Kz (1,8 mil milhões USD), em 2013, para
202,0 mil milhões Kz (1,9 mil milhões USD), em 2014. Entretanto, no curto
comunicado enviado ao Expansão, o BNI não faz qualquer referência nem aos
depósitos captados, nem ao volume de crédito concedido, em 2014, sabendo-se
que, em 2013, os recursos de clientes atingiram os 133,4 mil milhões Kz e o
crédito disponibilizado rondou os 86 mil milhões Kz.
Na nota de imprensa, a instituição
refere que fechou 2014 com um total de 870 colaboradores - mais 135 do que em
2013 - sete Centros de Negócio BNI PRIME, 47 agências de retalho, 31 postos e
um total de 178.900 clientes, o que representa um crescimento de 29% face a
2013. Dá também conta que, no ano em curso, o BNI continua a aposta "já
iniciada em anos anteriores" na formação contínua dos colaboradores,
perspectivando ainda, com a criação da Bodiva, poder vir a ser um dos players
no mercado de capitais, planeando a entrada no sector segurador.
Apesar da conjuntura do mercado, refere,
o banco mantém o seu plano de expansão da rede de balcões, tendo já, em 2015,
aberto três novos balcões, designadamente a agência BNI Benfica, o Posto BNI
Multichoice (na Vila Alice) e o Posto BNI Hospital Pediátrico.
Sem comentários:
Enviar um comentário