sábado, 19 de abril de 2008

INVESTIMENTOS DA DESTRUIÇÃO EM CURSO


INVESTIMENTOS DA DESTRUIÇÃO EM CURSO

Estes políticos são como um prédio mal conservado e prestes a desabar. Como o corrupto e o assassino apanhados em flagrante e atrapalhados dizem: «só roubei 10.000, não roubei.» «Só matei dois, não matei.» E a esposa em adultério no leito conjugal depois de fotografada, filmada, e confrontada com a foto e o filme diz convicta: «querido, você deve estar sonhando, a foto e o filme são de uma pessoa parecida comigo. Você, meu querido, é muito inventivo.»
Outra vez com a luz perdida na navegação desorientada dos estalinados campos magnéticos da energia eléctrica. Porque as subestações não aguentam o consumo. Assim os volts retrocederão até fins de Abril, Maio. Porque, (sempre), os investimentos em curso colmatarão o deficit depois dos meses indicados. Até eternamente a celebérrima incompetência dos mesmos estalinistas que cavilham, tempestuam os fogões a carvão incrustados nos seus cérebros. Na procela ouvem-se os rugidos dos geradores, rivalizando nas suas diferenças potenciais. Mais barulho, mais fumo, mais poluição sonora, mais gases venenosos. A energia eléctrica estalinou-se, foice, foi-se, é o habitat bem-estar pátrio. Mais um corte de cabo eléctrico feito por uma empresa de construção da destruição militar chinesa, especialmente brasileira, e portuguesa. Cabos eléctricos, de fibra óptica do backbone também. As oscilações bruscas da corrente eléctrica, são muito mais destrutivas que um corte repentino. Porque destrói equipamentos, tudo. Destruir é preciso. Quem sabe, se naturalmente por trás disso, não está uma grande negociata internacional, acoplada a nacionais. Quando a cabeça não funciona, porque não é capaz de ler um livro, para sobreviver tudo o que é ilícito, legaliza-se. Disfarço a noite observando, que há um ano que camiões carregam terra barrenta, que aos poucos vai caindo e amontoando-se no barulho nocturno. Estas empresas espelham os governantes, irresponsabilizam-se.

Onde há petróleo, também há o lugar mais horrível para viver. Terrifico mundo sempre banhado, encalhado em ouro negro. Um mundo muito perigoso, onde o larval despótico se alimenta, come e bebe petróleo. Estamos como num gigantesco jardim zoológico para turistas apreciarem esta genial incompetência.
Deve ser da cimeira Sócratica Euro-Africana. Os problemas da África não se resolvem com cimeiras Socratinas, moderno Sócrates na folhada, falhada política moderna, do falso protagonismo africano. A democracia na Europa, e a democracia africana que até agora nunca existiu. É impossível comparar um país africano a um europeu. Nada se lhe iguala, até na morte se diverge. Não entendem, não percebem nada da África. Só ajudam a complicar o que é fácil. Deixem-na e aos africanos em paz. Cheira a petróleo, cheira a miséria. Africano não valoriza papéis escritos, fúnji na democracia da síndroma geral de adaptação Idi Amin/Mugabe/Santos. A África não é, nunca será democrática à Ocidental. Porque, o fúnji não alimenta, só enche
Entretanto a electricidade estática faísca na Lunda Norte. Onde a defesa civil, (milícia privada) foi armada, desarmada e agora rearmada e fardada. Com muita naturalidade persegue e aterroriza as populações. Fazem jus ao preço do petróleo que sobe, os índices da pobreza também.

É muito difícil caminhar no reino deste lugar sem sol, porque a todo o momento encontramos maldade. Para sobreviver a um partido marxista-leninista que conseguiu manter-se no poder vestido de democrata, é não acreditar em nada do que dizem. Todas as promessas são grandes mentiras. É tudo falso. Agora a moda é, ser africano é ser antárctico, anárquico. Os baldes de águas pútridas lançadas do alto dos prédios, não disfarçam o falso desenvolvimento económico. O petróleo dá-lhes o direito de esconder a escravidão. Petrolíferos militantes camionistas que viraram empresários de construção civil. E motoristas que viraram empresários de peixarias e livrarias, sem nunca lerem um livro. É isto que se chama desenvolvimento económico revolucionário, poder popular nas ruas da desilusão. O sol é muito ardente, é por isso que a África é muito lenta nos impulsos nervosos dos insípidos presidenciais. África irremediável que nada melhora, tudo piora. O africano aprendeu bem a lição, agora é o maior construtor do mundo. Está sempre a bater, a fazer buracos, a partir as mesmas paredes que antes construiu. O angolano constrói, destrói muito. Porque obrigou-se outra vez na velha desdita, identidade cultural, a Génesis: E o espírito do PML-Partido Marxista-leninista se movia sobre a face dos poços petrolíferos.

Gil Gonçalves

Sem comentários: