terça-feira, 3 de maio de 2011

“Al-Qaeda” decepada por tropas americanas



Os segredos da operação para matar Ossama Bin Laden
Quatro helicópteros e operacionais da Marinha e da CIA estiveram envolvidos numa operação preparada a partir de Março

Pretória (Canalmoz) – Ossama Bin Laden, líder da Al-qaeda foi abatido ontem de madrugada, no Paquistão, por um comando militar norte americano, numa cidade a cerca de cem quilómetros a norte da capital, Islamabad, mais precisamente numa zona residencial a poucas centenas de metros de uma academia militar paquistanesa. A administração Obama, não perdeu desde então a oportunidade para dar mais detalhes sobre a morte de Bin Laden, revelou a Voz da América num despacho de Sósimo Leal Bragança a partir de Washington.
A operação foi conduzida pelas forças especiais, principalmente pelos Seals e a CIA. Não durou mais de 40 minutos.
Membros do governo americano descreveram a operação que conduziu a morte de Bin Laden como um perigoso ataque cirúrgico. Disseram à VOA que era 1:15 da madrugada de Domingo para Segunda-feira no Paquistão, quando uma brigada de Seals, força especial da Marinha americana e agentes da CIA cercaram o complexo residencial do líder terrorista.
Quatro helicópteros sobrevoam a residência, enquanto as tropas comandos se foram aproximando do alvo. Era o início do assalto para a captura de Bin Laden.
Começaram então as trocas de tiros durante vários minutos no solo e em direcção aos helicópteros, reporta Sósimo Leal Bragança.
A operação estava a ser dirigida pela CIA desde Langley no Estado da Virgínia.
Bin Laden e os seus guardas resistem ao ataque, mas 40 minutos mais tarde o assalto termina com a morte do líder terrorista.
Bin Laden foi morto com uma bala na cabeça.
Quatro outras pessoas teriam sido mortas no confronto: um dos filhos de Bin Laden, dois homens dados como prováveis mensageiros, e uma mulher que foi usada como escudo humano. Duas outras mulheres ficaram feridas igualmente.
O corpo do líder da al-Qaida foi recuperado pelos militares americanos. Foram feitos testes ADN, e os seus restos mortais do defunto foram lançados no alto mar.

As forças americanas estavam na pista de Bin Laden desde Agosto do ano passado e foi a partir de 14 de Março que o plano de ataque viria finalmente a ser detalhado com o chefe de Estado americano Baracck Obama, mas foi na passada Sexta-feira que o presidente deu a ordem para agir, segundo a VOA.
Os militares eram favoráveis ao bombardeamento do complexo, mas o presidente preferiu o assalto.
Os serviços secretos americanos tinham estabelecido a ligação entre Bin Laden e um dos seus mensageiros há cerca de 10 anos. O homem teria sido denunciado por um dos prisioneiros de Guantánamo, mas foram precisos 4 anos para o localizar e 2 para confirmar que Bin Laden realmente operava no Paquistão.
Em Agosto do ano passado foi localizado o complexo residencial de Bin Laden de Abbottabad, onde vivia o mensageiro e os seus aliados.
Com um cercado de muro e de arame farpado a uma altura de 5 metros, o complexo dispunha de apenas duas entradas, com um forte dispositivo de segurança. No interior, um edifício principal de três andares dispunha de poucas janelas com vista para o exterior, e o seu terraço era protegido de olhares indiscretos por um muro de 2 metros de altura. O complexo não dispunha de telefones, nem de internet e o lixo produzido era queimado ali mesmo. Todos esses detalhes foram suficientes para alimentar as suspeitas americanas, acrescida ao facto da mesma residência estar localizada numa cidade militar, e a 700 metros de uma academia das forças armadas paquistanesas.
A administração americana levou meses de investigações para provar de que se tratava mesmo do esconderijo de Ossama Bin Laden, e protegeu o segredo até ao último minuto. Nenhum país foi informado e mesmo no seio do governo de Obama poucos estavam ao corrente da operação. (Redacção / VOA)

1 comentário:

Abdel Gamboa disse...

Essas imagens do Bin laden foram montadas, não são verdadeiras!