quarta-feira, 18 de maio de 2011

OS ENFORCADOS DA NOVA VIDA ENVELHECIDA


Meus irmãos em Cristo! Incrível, mas parece que as igrejas já suplantam as agências funerárias, bancárias e os bares.
Pessoalmente não estou muito preocupado com a ingerência Ocidental em África, e particularmente em Angola, mas o que me impressiona muitíssimo é a teimosia das ditaduras e o imperialismo chinês, que as apoia ferozmente.
E no seu, sempre, renovado programa, o governo adoptou uma nova estratégia de combate à pobreza. Vai redistribuir com mais intensidade a miséria da modernidade.
E o nosso inimigo principal, a nossa população, está devidamente acantonado na miséria. Até os cães se compadecem aquando na disputa da humilhação e da desolação das oferendas nos contentores do lixo.
Nesta jangada só de petróleo, quase há meio século invicta no martírio da pobreza, só se exporta petróleo e se importa miséria e álcool. Esta é a jangada do amor à deriva.
Não posso deixar de comentar o último acontecimento mundial: com extraordinário regozijo, o mundo canta vitória pelo fim do homem que mais terror causou em toda a História da Humanidade. Muito bem, e parabéns ao Senhor, Barack Obama, ilustre Presidente dos Estados Unidos da América, e aos seus Navy Seals, que significa: mar, terra e ar. Mas outra questão se evidencia: do modo como andam as relações internacionais, povos espoliados a viverem na extrema miséria, o terrorismo nunca acabará, muito pelo contrário, se exacerbará. E para quando o combate e a eliminação do terrorismo bancário internacional? É assim tão difícil de combater? É licito este terror organizado que constantemente nos aterroriza e nos liquida? Porque é que os Navy Seals também não o liquidam de imediato? Ou aguardam pelo que se espera: a revolução mundial contra o desumano sistema capitalista, que de sistema não tem nada. Apenas o da organização terrorista mais perigosa existente à face da terra.
Veja amigo leitor que já fomos aldrabados na promessa de um milhão de casas, qual será o próximo milhão de aldrabices?
O mais alto que os altos está acampado para a campanha eleitoral à presidência da república. Numa das nossas ruas (?) da cidade de Luanda sem passeios, quantas ruas existem com eles?, acerca-se de um cidadão que começa a tremer e pergunta-lhe em tom imperativo: «Você vai votar em mim não é?!» «Sim, sim, mais alto que os altos, mas faz favor não me roube mais, e deixe o meu casebre em pé.»
E os relatos dos nossos enforcados que li na VOA? Madalena Tchitungo testemunha a sua vizinha de sessenta anos que se atirou ao fogo depois de se ungir petróleo e faleceu. Francisco do rosário, testemunhou igualmente o suicídio de um jovem por enforcamento. ”O jovem deixou uma carta no bolso, dizendo que já não aguentava a batida do Governador. Não me deram o que prometeram, não nasci para sofrer, lê-se na carta”. Outros dados apurados pela voz da América naquelas comunidades e confirmadas pelos activistas dos direitos humanos em retiro na cidade do Lubango prendem-se com o suicídio de uma menina estudante universitária e três rapazes estudantes do ensino médio, cuja idades não foram reveladas.
E o testemunho de Divaldo Martins, no Facebook? Ontem, (27Abril) em Saurimo (Lunda Sul) uma criança de 11 anos enforcou-se depois de discutir com os amigos, outra, de 13, no Mukonda fez o mesmo por frustração. No mesmo dia, um agente da polícia matou-se porque descobriu que a sua 4ª mulher andava com outro (há quem diga que foi o «outro» que lhe matou), e, dois dias depois a irmã matou-se por causa da morte do irmão. Sinais dos tempos ou o tempo dos sinais?
Sim, estes são os dias do desespero, do tempo do destempero. Foi no dia 12 de Agosto…
Tem cerca de vinte anos, alto e magro. Andou para aqui na fezada de uma motorizada. E decidiu-se pelas vinte e três horas, a melhor das horas? A motorizada estacionada em frente do prédio aguardava-o. Aproximou-se convicto de que seria coisa fácil, pois que já tinha feito um estudo prévio. E deitou-lhe as mãos, já a deslocava mas um segurança estava atento aos movimentos da gatunagem e rápido gritou: «Gatuno!!! Gatuno!!! Todos os seguranças vizinhos acorreram e o gatuno corre velozmente tentando bater o recorde mundial dos cem metros. Uma viatura pronto-socorro dessas dos automóveis aproxima-se do cruzamento. O motorista depressa vê o que se passa, ou de tanto habituado a coisas do género, pára, retrocede, vira para a direita e barra o caminho ao desajeitado gatuno que sente acto continuo no corpo, as garras de mais de uma dezena de seguranças que o imobilizam no solo. E nesta época de chuvas caiu-lhe muita carga de água. Cinturões, pontapés, tabuadas, muita, muita surra. Foi um festival de pancadaria, a que a noite anuiu incansável. As noites não descansam, dormem acordadas, nunca deitadas, neste sempre neste velório angolano.
O que caracteriza profundamente os angolanos, é o somente um se sobressair, se destacar, se arquitectar, etc. etc., e se propõe à candidatura do Prémio Nobel da Paz. Os outros – ainda são milhões de angolanos? – são contemplados invictos do Prémio Angolano da Miséria. Dizem que o somente um, na próxima época vai candidatar-se ao Prémio Nobel da Literatura. Quem são os proponentes? A nossa imprensa estatal e demais órgãos privados comprados pela militância partidária da nossa academia das letras.
E como estamos na época anual de mais uma comemoração da nossa liberdade (!) de imprensa, saúdo de forma calorosa o ilhéu dos nossos irmãos angolanos jornalistas: Onde estão os jornalistas angolanos? Olham, mas demasiado baixo. Quando algum colega ameaçado cai, assassinado, esmagado sob barris do petróleo nos subterrâneos do poder, o que fazem os jornalistas angolanos? Olham habituados, manietados muito para baixo. E o que faz o SJA, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos? Olha muito para além da defesa da classe. E o CNCS, o Conselho Nacional da Comunicação Social, de quê? De quem? Olha muito no Além, simulando: onde estão os jornalistas angolanos? Não estão… estão solidários, há trinta e dois anos partidários na jangada à deriva do jornalismo angolano. Mas, onde estão os jornalistas angolanos? Ninguém sabe. Andam por aí ao deus-dará, continuamente ameaçados, torturados, amordaçados, cacetados, esfaqueados, humilhados, assassinados, etc. E não há ninguém que os defenda? Não! Muito pelo contrário, há os do sempre mesmo andor de há trinta e dois anos que os atacam. Então para onde vão os jornalistas angolanos? Também ninguém sabe, nem ninguém quer saber. Os jornalistas angolanos estão, vivem acantonados no ilhéu, há muito desesperançados. Mas que fazem os jornalistas angolanos? Deixam-se levar na correnteza para a fortaleza do poder. E lá chegados são abençoados pelo penar das suas penas sem águias. Mas, qual será então o futuro dos jornalistas angolanos? Bom, ou se partidarizam ou então partem-nos, partem-se. Insisto: mas, onde estão os jornalistas angolanos? Estão sitiados pela censura, e os que o não estão bajulam o patrão.
Oh! Como vivemos de aparências congeminais. Angola é uma potência petrolífera e o seu povo há muito que se arresta e se arrasta na miséria. A China é uma potência económica mundial. É campeã da ditadura repressiva, e também um potentado da pobreza. É só ver como os trabalhadores vivem em Angola. Para quê iludir o mundo com tão vasto império de miséria. A China é o principal exportador de miséria e de poluição. E onde houver uma ditadura, a China está lá com o seu abraço imperialista. Entretanto, uma questão se agiganta: pelo que ainda qualquer pessoa vê, os chineses levam uma vida de escravidão dos tempos seculares. Então, como é possível a China alardear que é uma potência económica mundial? É mais um império do mal, da vigarice. Toalhas chinesas desfazem-se, pilhas rebentam-se e estoiram com os nossos rádios e outros equipamentos. Nas espiras do fumo para os mosquitos, a embalagem diz que dura doze horas, quando na verdade são apenas seis, e etc. Tudo o que aqui na banda se compra made in China é a mais impura vigarice. Até quando continuaremos com este flagelo – mais um que nos foi imposto – de meia dúzia de vampiros e de milhões de moribundos sem sangue. Somos os eleitos da colónia de pasto chinesa. Que mais oligarquias acontecerão com esta governação? Além da voraz corrupção, as máfias chinesas enxameiam-nos, como terminarão? Que governantes são estes, que nos entregam ao sabor de um novo prato de comida chinesa. Angolanos não são certamente, de governar tão deprimente. São almas do outro mundo que vivem e se deliciam com os banhos da viscosidade petrolífera. Angola está no fim da encruzilhada, sem saída à vista. Angola é como um laboratório clandestino que executa experiências biológicas nas populações.
Os casebres destruídos, os terrenos e o petróleo espoliados, e como as terras são do partido do estado, são a chama que atiça o alimento do vulcão da cremação. E neste ínterim, os jovens continuam no apresto das maratonas dos navios graneleiros. E as rádios e as TVs do partido do estado criticam arbitrariamente, hipocritamente, a juventude descaminhada e descamisada, no álcool afogada. E a independência da terra prometida trouxe de bandeja o desejado, o mais cobiçado prémio do mwangolé: o privilégio de ficar sem casa, reduzido a zero.
Enquanto que com uma oposição de palavras e não de acções, se eterniza o poder e a escravidão da população. Bem no fundo, a grande questão que nos assola, é os revolucionários iniciarem uma revolução e nunca a acabarem, quer dizer, está sempre latente. República democrática dos sem futuro, onde os gazes tóxicos e a bestialidade dos latifundiários gazeiam-nos mortalmente, perante a passividade do neocolonialismo local e internacional, nesta facturação da morte impune, e sem justiça. Onde não há portas de socorro abertas, que em substituição, reina a imposição dos gradeamentos da prisão. E nas janelas gradeadas, tudo gradeado, apelam-nos constantemente o desfile de populações perseguidas pela peste da fome, com trémulas bandeiras da imposição da liberdade. Reivindicar o direito da livre expressão e o fim da corrupção, é crime quase passível com a pena de morte por fuzilamento. Ah! Se estivéssemos na China, ou Angola fosse uma colónia chinesa. Mas pelo dedilhar das cordas instrumentais lá revolucionaremos.
E essa coisa de partidos políticos bancários não é saudável para ninguém, porque nas chamas do inferno alguns bancos estão lá, abrem-nos contas de depósitos à desordem, que nos hipotecam o futuro. Esses alguns bancos e partidos políticos, quem é que perde tempo, quem acredita em vós? Vaticino que a involução seguinte lhes acena. E se julgarão pelos crimes e pela miséria programada, da qual já não nos resta mais nada. Milhões de contas bancárias se abrirão com a seguinte descrição: depósitos à ordem da altissonante fome.
Eis o poder da maioria das partículas cancerígenas que nos desmaiam. É fácil de verificar porque onde ele está instalado, é só produção de gases tóxicos dos geradores das fábricas, dos bancos nas traseiras dos prédios, etc. É só toxicidade que nos mata, nos assassina. O poder é a maioria silenciosa da poluição, da toxicidade mortal em larga escala. E ninguém tem a coragem de denunciar mais este neocolonialismo tóxico.
Somos como os perdidos no Ocidente do tempo desconcertado:
A vida é como uma montanha dos teus momentos e desejos aprazíveis. Aprende a escalá-la e preserva-a. Quem tudo quer tudo perde, diz-se. Mas as companhias petrolíferas querem tudo e não perdem nada. Os outros caminhos de outros tempos eram inseguros. Mas os actuais, apesar dos avanços tecnológicos, são extremamente inseguros. Quase que não podemos sair de casa. Andamos sempre muito apressados, ocupados, que não conseguimos tempo para mais nada, nem para amar. Civilização é o sermos assaltados a qualquer momento. Se os santos são demais, mais que os dias da nossa vida, e Satanás é um só, como é que ele lhes consegue levar sempre a melhor? Há partidos políticos que armazenados no poder, contrariando as nossas expectativas, revelam-se como perfeitos ditadores, e nos retrocedem para o tempo da escravidão. Os ditadores são como a Igreja e os seus sacerdotes: além de serem eleitos por Deus, também gozam das prerrogativas do poder divino.





Sem comentários: