domingo, 11 de agosto de 2013

Conversas de Quintal. Chivukuvuku incendiou o Município do EBO




Foi realmente do jamais visto nestas paragens do EBO.  Agitação pela positiva nas ruas, apetência da gente apertar a mão e a participação ao encontro realizado. Antes foi a tradicional saudação ao Administrador Municipal Rui Manuel, depois visita ao Hospital, seguiu-se a troca de impressões com os sobas e com a juventude.
Abel Chivukuvuku, que se faz acompanhar nas suas deslocações pelo Conselheiro da CASA-CE e Acompanhante da Província, Felé António e ainda pelo secretario provincial Francisco Sobral e seu Chefe de Gabinete, Milu Tonga,  apresentou-se aos militantes e admiradores um tanto ou quanto preocupado com a paisagem habitacional, fisiológica e espiritual que grande parte dos municípios Kuanza - sulenses demonstraram até aqui, apesar do entusiasmo dos habitantes, com maior incidência para o Município do Mussende que, segundo ele, o surpreendeu pela negativa. Há falta de tudo, até de esperança de um dia a vida melhorar. “Tinha uma outra ideia de Mussende”, disse. “Mas, fico decepcionado pelo que vejo e oiço”, rematou. Hospital não tem médicos, nem condições de internamento; meninas morrem nos partos por falta de especialistas; falta corrente eléctrica; geradores são caros, e nada fácil alimentá-los, para além disso estão a provocar mortes pelos seus gases tóxicos; estradas de acesso em muito mau estado; as ruas de terra batida, poeira provoca muita doença respiratória; vila envelhecida e sem infra-estruturas de vila-habitável; não há emprego para os jovens e para ninguém, pois não há investimento económico que crie a oferta e absorva mão-de-obra; os sobas perguntam-se o que é feito do famoso projecto barragem de Capanda, tão perto, mas não arranca; funcionários têm de se deslocar a centenas de quilómetros (Malange) para questões de levantamento de dinheiros, porque não há banco BPC; também não há Tribunal, estas e outras coisas muito mais básicas, carecem no Mussende. So assim se compreende o porquê que a tristeza está estampada nos rostos dos habitantes. Esta realidade levou o Presidente da CASA a manifestar seu descontentamento em publica e junto das autoridades: “Denota-se muita discriminação na aplicação do Projecto de desenvolvimento entre as províncias e nestas entre os municípios”, disse a dado passo. Como exemplo, segundo ele, o Kuanza Sul configura-se como uma província esquecida pelo Executivo de Luanda. Seus habitantes, mais pelo interior, aparentam de certa forma sacrificados, ao contrário de outras províncias por onde já passou. Esta inquietação apresentou-a na tarde de quarta-feira, 07/08, durante aquilo que Chivukuvuku convencionou chamar “Conversas de Quintal”, um novo estilo de fazer campanha adoptado nas picadas do Kuanza Sul e que doravante passa a ser mais uma divisa da CASA. O ensaio aconteceu no Mussende num dos quintais, com algumas dezenas de jovens, estendeu-se no EBO desta vez foi com cerca de duzentos destemidos, na sua maioria estudantes do Ensino Médio, outro pormenor de referência, se considerarmos que o EBO se localiza em lugar inóspito. No entanto, pese embora ser uma localidade um pouco escondida, seu crescimento se distancia do de Mussende.
Para o Presidente da CASA, o OGE está muito mal repartido ou mal equacionado, derivando por conseguinte as assimetrias ou seja, uns angolanos mais contemplados, outros, como os do Kuanza Sul, praticamente abandonados. Foi com base a esta constatação que o Presidente da CASA disse durante o encontro, “ainda não encontrou um único Governador de Província que não é gatuno ou não faz esquemas”. Não se justifica o triste cenário se a economia angolana cresce a dois dígitos, a exploração de petróleo aumentou e o preço do barril igualmente. Daí a razão do surgimento da CASA, uma organização mais jovem, mas também mais promissora. Pois, outros brigam pelas responsabilidades das culpas do atraso de Angola e pelos desvios dos dinheiros do Estado.
Em Conversas de Quintal, de Abel Chivukuvuku, muito se discutiu. Mais pormenores próximo trabalho, inclusive a publicação de fotos.
Do EBO província do Kuanza Su

Sem comentários: