Em Angola julgam-se presos políticos acusados de nenhum crime. Dizem que é um regime democrático que está em pleno gozo das suas funções. A corrupção está no pódio como grande vencedora. A miséria e a fome também. As potências democráticas fecham os olhos e apontam que assim é que é bom, que assim é que se faz a estabilidade em África. Eis a receita do terrorismo do qual a Europa não se consegue desenvencilhar. Quem apoia a corrupção e as suas ditaduras, no fundo também é terrorista sem o saber.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

CASA-CE. COMUNICADO. Esta acção armada durou mais de 1 (uma hora)






CONVERGENCIA AMPLA DE SALVAÇÃO DE ANGOLA
CASA-CE
CONSELHO PRESIDENCIAL
COMUNICADO

O Conselho Presidencial da CASA-CE reunido em sessão extraordinária na manhã de 31 de Julho de 2014 na sua Sede, Sita na Rua Cabral Moncada, tomou conhecimento durante a reunião e em contactos directos com seus representantes no terreno de mais uma acção coerciva contra a população indefesa da Região da Bacia do Kuango, perpetrada com armas de fogo pelas forças combinadas, da Polícia Nacional, Forças Armadas e da Protecção Mineira, os denominados Bicuares idas do Município de Xa – Muteba.
Segundo os dados preliminares recolhidos, o triste facto ocorreu exactamente na área do Tchombwe, numa das margens do Rio Cuango, próxima da sede do Cuango,  alvo de garimpo tradicional e artesanal pelas populações locais.
Esta acção armada durou mais de 1 (uma hora) e estendeu-se a Sede do Municipio do Cuango, tendo provocado actos de vandalismos e danos incalculáveis.
As mesmas informações dão conta de mais de de 1 (um) morto por acção de balas, outros afogados pela corrente do rio e alguns desaparecidos nos matagais em número ainda não confirmado. Segundo o Comandante da Polícia, Sub-Intendente Caetano, estão igualmente presas 10 pessoas, cujo número poderá se elevar pelo clima de tensão prevalecente na vila e arredores.
1 – O Conselho Presidencial da CASA-CE, depois de analisar com profundidade a situação e sendo recorrente, vem por este meio deplorar e condenar com veemência, mais este acto bárbaro contra os pacatos cidadãos, privados de usufruirem dos parcos meios que a terra lhes proporciona para escaparem da morte por fome e miséria, muito por culpa da desastrosa governação que penaliza milhões de outros angolanos;
2 – O Conselho Presidencial da CASA-CE, exige as autoridades competentes a trabalharem com a maior rapidez possível, por formas a encontrarem os responsáveis directos e indirectos do ocorrido e os autores do hediondo crime, para serem traduzidos em Justiça;

3 – O Conselho Presidencial da CASA-CE, comunica que faz deslocar nos próximos dias a Região da Bacia do Cuango, uma delegação composta pelos deputados Lindo Bernardo Tito e Leonel Gomes, com a finalidade de, no terreno poderem apurar a veracidade dos factos.
4. O Conselho Presidencial da CASA-CE, não descarta a hipótese de levar o assunto a debate na Assembleia Nacional


           Luanda aos 31 de Julho de 2014

                 O Conselho Presidencial

Enviar um comentário