quarta-feira, 15 de junho de 2011

Maio 2011. O petróleo, a energia electriza, a água e a Internet


Petróleo
Continua a subir e nós a descer. Não recolhemos qualquer dividendo deste potente mineral. Quanta mais riqueza mais pobreza. Apenas beneficia o Grupo, e que faz tudo por tudo para nos afastar dos nossos direitos mais elementares. Que coisa mais descabida, viver sob os constantes caprichos de meia dúzia de novos-ricos, que nem sequer prestam contas dos gastos efectuados. Que odeiam os técnicos de contas, e claro, como se pode relevar a ilegalidade?

Energia eléctrica
Rastejamos no escuro das noites e perdemo-nos nos dias desesperançados. Sem energia eléctrica é o incremento da miséria que nos persegue. Sem futuro à vista. Num mundo onde não se pode passar sem esta tecnologia, todo o nosso viver e sonhos se apresentam sombrios.
Em 17Nov09, a ministra Emanuela Vieira Lopes visitou projectos em Luanda e assegurou conforme o nosso “Diário do Povo”: «novas centrais na capital geram energia sem cortes». Que afirmação mais sem fundamento, aliás como de outros governantes. Recordo-me a propósito que a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, disse há uns anos que a lei do ruído ia sair, para combater a poluição sonora e também, salvo erro, para combater o a poluição da desordem que são os geradores eléctricos. É só conversas de meia-tijela.
A seguir o resumo dos apagões eléctricos. Não estão todos porque o apanhado desapareceu misteriosamente.
31Mai, 29Mai, 28Mai, 27Mai, 26Mai, 25Mai, 24Mai, 23Mai, 22Mai, 21Mai 20Mai, 19Mai, 18Mai, 17Mai

Água
Também só se conseguiu o resumo destes dias devido ao mistério já assinalado.
24Mai, 22Mai, 21Mai, 20Mai, 18Mai
O texto que segue dá-nos a ideia de como as coisas andam. Tantos e tantos anos na letargia da anarquia.
Bengueleses acusam: Água potável e energia eléctrica só para dirigentes do MPLA
Benguela - Os benguelenses manifestaram nesta quarta-feira no programa radiofónico Roteiro da manhã no seu espaço de opinião pública “de o seu desagrado pelo facto muitos bairros da periferia, não estarem conectadas a rede de distribuição de energia eléctrica e de água.

Fonte: Club-k.net

Executivo do general Armando indignado com o facto
Vários ouvintes que se identificaram como sendo moradores do Bairro 11 de Novembro, afirmaram a canalização da conduta de água potável chegou apenas no comité local do MPLA, estando o resto da população expostos a esforços miseráveis para adquirirem o precioso líquido.

Outros ouvintes identificados como sendo moradores do bairro da keneketela/lixeira afirmaram que a conduta de água e o sistema de energia eléctrica chegou apenas na residência do Director Provincial da Energia e águas Vítor Moita que é também o Secretário Provincial para os Assuntos Políticos e Económicos do MPLA enquanto os restantes moradores, a maioria vivem sem os dois importantes serviços básicos.

Sobre o assunto, Club-K sabe que fontes junto do comité provincial do Mpla e do executivo do general Armando da Cruz Neto que acompanharam o referido programa radiofónico, mostraram-se indignados com o facto e confirmaram ser real as informações da população.

As mesmas fontes asseguraram que ao ser nomeado director provincial da energia e águas, Vítor Moita, influenciou com alguma arrogância os directores da ENE e da Empresa de águas para que os seus serviços fossem estendidos com urgência para a sua residência no bairro da Keneketela/lixeira, zona que para a maioria da população as referidas empresas manifestavam incapacidades técnicas e financeiras para estender os referidos serviços a breve prazo.

Internet
Comentários no Facebook: Joaquim José Matias Furtado no Namibe est'a uma miseria, velocidade caracol.
Gociante Patissa Não sei porquê, caro Furtado, mas parece que não é de agora que o Namibe em matérias de internet anda atrás. EStive ali um tempo em 2005, voltei em 2006, naquela época dos Cybercafés e era uma lástima.
FontePura Angola Õ problema não é só no Google a net da Unitel está uma vergonha.
Anónimo, devidamente identificado. Aqui no kuito ficamos mais de uma semana sem rede da internet da unitel, issto esta uma porcaria, mais ao menos nao ta pior do que a movicel ...

Salienta-se a actividade da PID-Polícia Informática da Ditadura, nos sites Club-K.net, angonoticias, patriciaguinevere.blogspot.com e quantos mais que não temos notícias.

Sem comentários: