quinta-feira, 30 de junho de 2011

Jornalistas são proibidos de mencionar “Twitter” ou “Facebook” na França


No reino dos decretos que não fazem sentido no mundo real, a França oficialmente baniu as palavras “Facebook” e “Twitter” do mundo jornalístico do rádio e da TV. Os jornalistas apenas poderão mencionar as redes sociais se elas fizerem parte de uma notícia.

A ideia vem de um decreto feito no longínquo ano de 1992, que proíbe a publicidade de empresas durante a transmissão de notícias. Justo. As notícias, afinal, devem ser objetivas e não podem se misturar a interesses corporativos. Mas será que websites de redes sociais se encaixam nessa categoria? Não seria o caso, então, de a França fazer uma proibição total de qualquer rede social ser proferida no ar?

Christine Kelly, porta-voz do Conselho Superior de Audiovisual da França, explica (ou ao menos tenta): “Por que dar preferência para o Facebook, que vale bilhões de dólares, enquanto há muitas outras redes sociais que estão lutando por reconhecimento?”, questiona. “Esta seria uma distorção da concorrência. Se nós permitirmos que o Facebook e o Twitter sejam citados no ar, estaremos abrindo a Caixa de Pandora. Outras redes sociais vão reclamar dizendo: ‘por que não nós?’”, projeta.

Há ainda um outro componente na polêmica. Tanto o Twitter quanto o Facebook são empresas dos Estados Unidos. E como todos nós sabemos o quanto esses dois países se amam, já tem muita gente por aí vendo na recém-declarada proibição uma nova atitude protecionista/anti-Estados Unidos dos franceses. Será?

De qualquer forma, os jornalistas podem dizer algo como “Siga-nos em sua rede social de escolha!”, o que não impede o telespectador de ir para o computador e procurar o perfil do programa ou do canal de TV nas suas redes sociais favoritas, ou seja, Facebook e Twitter. A proibição só forçará os profissionais da área a inventar mais sinônimos para os sites.

No final das contas, isso serve como um poderoso exemplo da presença intensa das redes sociais no mundo das informações. Se sites como Twitter e Facebook não tivessem a importância e o poder que possuem hoje em dia, ninguém daria a mínima para a proibição francesa – e na verdade ela sequer existiria.[Gizmodo]

http://hypescience.com/jornalistas-franceses-estao-proibidos-de-falar-twitter-ou-facebook-no-ar/

Hypescience

Sem comentários: