terça-feira, 5 de junho de 2012

Directora do NDI-Angola preocupada com a falta de apoios aos observadores nacionais


Luanda – Quando faltam menos de três meses para a realização do próximo pleito eleitoral, a directora do Instituto Democrático para Assuntos Internacionais (NDI), sigla em inglês, manifestou-se nesta terça-feira, 05, preocupada com a falta de apoios às organizações angolanas especializadas na matéria “de observação eleitoral). “O apoio financeiro para as organizações que vão observar as eleições gerais é menor”, argumentou, reforçando “eu não estou a ver como é que estas instituições vão fazer uma observação a nível nacional se não são tidas em conta”, reforçou.

Fonte: Club-k.net

Isabel Emerson falava à margem da conferência sob o tema “A caminho das eleições gerais de 2012: o papel das normas e princípios regionais e internacionais para eleições e observação eleitoral na promoção de eleições livres, justas e transparentes” a decorrer de 05 à 06 do mês em curso, em Luanda, numa das unidades hoteleira – com apoio financeiro do Governo dos Estados Unidos da América.
A actividade tem como objectivo de promover um diálogo sobre o processo eleitoral, tanto anterior (de 2008) como o actual que se avizinha. “Vamos fazer uma reflexão sobre os princípios eleitorais: como surgiram? Como são utilizados? e qual é a sua aplicação no contexto angolano?”, adiantou, justificando a ausência de alguns especialistas estrangeiros.
“Os participantes vão rever também as recomendações prioritárias surgidas durante o processo eleitoral de 2008, no sentido de serem tidas em conta nestas próximas eleições. E encoraja-os a fazer o seu próprio juízo de maneira a contribuir para que tenhamos eleições livres, justas e transparentes”, sublinhou a responsável.


No que tange ainda sobre o actual processo eleitoral, a directora do NDI diz que é um calendário “apertado”. “Em 2008 nós não tínhamos mais ou menos uma ideia de como iria decorrer as eleições que, somente, foram anunciadas 90 antes, agora no actual processo é diferente pois as pessoas já têm uma ideia”, exemplificou, reforçando “já é possível, com base à lei, determinar quais são as diferentes etapas até ao dia das eleições”.
De realçar o acto de abertura foi presidida pela directora da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Teresa Mcghie e, durante o evento serão abordados temas como "o papel das normas e princípios eleitorais regionais e internacionais", "construindo confiança nas eleições de 2012" e "instituindo padrões de referência para as eleições de 2012".
O NDI é uma organização sem fins lucrativos que tem como função apoiar e fortalecer a democracia no mundo inteiro. Protagonista de uma rede global de especialistas voluntários, a instituição fornece assistência prática aos líderes políticos no sentido de avançarem com os valores, práticas e instituições democráticos. Em Angola, o Instituto iniciou as suas actividades em 1996 no apoio ao fortalecimento da democracia e tem trabalhado com a sociedade civil e a Assembleia Nacional.

Sem comentários: