quarta-feira, 6 de junho de 2012

Rupturas no MPLA: Filho de Mendes de Carvalho é o segundo da lista pela CASA-CE



Lisboa –  A Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), está  em vias de proceder  nas próximas  24 horas,  a  apresentação das assinaturas requeridas para a sua  acreditação  jurídica  junto ao Tribunal Constituição para  participar oficialmente no  pleito eleitoral que se avizinha. 

Fonte: Club-k.net
Não concordam com a violência  contra manifestantes
A apresentação vai ser acompanhada com varias surpresas (rupturas do MPLA para CASA-CE) com  realce para  a figura que ira concorrer como  numero dois da  lista para candidatos  a deputados,  neste caso  o almirante  André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, filho do veterano Mendes de Carvalho do MPLA.

O candidato em referencia  exerceu  até pouco tempo,  as funções de  director nacional para as Relações Internacionais do Ministério da Defesa. Remeteu recentemente, uma carta a solicitar a sua reforma militar que o habilitará  a  participar na vida política. Na condição de segundo da lista é automaticamente candidato a   Vice- Presidência  da República de Angola.  

Para além do Almirante “Miau”, a CASA-CE, terá nas suas listas  um outro filho de Uanhenga Xity,  também militar,    o general  Manuel Paulo Mendes de Carvalho “Pakas” (na foto),  um interventivo  militante do MPLA baseado na província do Bengo.  É notabilizado nestas margens por ser a figura a quem os militantes do MPLA indicam para  os congressos realizados pelo partido no poder.  Nos últimos tempos, endereçou varias cartas ao Presidente da República dando sugestões  e também mostrou-se desiludido com a política de repressão contra manifestantes que o  regime  adoptou.  Pela,  CASA-CE, o general “Pakas” vai apresentar-se como mandatário  pelo Bengo.

A CASA-CE  confirmou recentemente,  Abel Apaanga  Chivukuvuku como cabeça  de lista e terá como mandatário nacional, o ex líder do PAJOCA, Alexandre Sebastião André agora nas vestes de Vice- Presidente da coligação.
O  mandatário para a província do Zaire é Augusto Makuta Nkonda. Na manha desta Quarta feira (06), esteve na sede da CASA-CE, na rua Cabral Moncada, a aprimorar detalhes com a liderança desta força política.
 
Para  a capital do país,  a coligação  terá como  mandatário, o jornalista e advogado William Tonet.  Também  está confirmada a adesão à CASA-CE de Luisete Macedo de Araújo que oportunamente,  logo nas próximas horas, poderá endereçar uma Carta a oficializar seu desengajamento oficial com o PAR – Partido angolano Republicano  que nas circunstâncias  actuais   denota ter  muito poucas hipóteses de continuar a corrida.

Luisete,  pelo  estatuto conquistado ao longo dos anos que se iniciou na política, mais propriamente como pretensa Candidata independente às eleições presidenciais, manifestada nos meados de 2007 e o esteio revelado pela forma peremptória como expunha e defendia os cidadãos,  foi escolhida ao alto nível para secundar William Tonet  como cabeça de lista por Luanda.  A partir de agora, o duo lança-se à conquista dos dois milhões e oito centos mil votos indispensáveis para governar Luanda. O numero três da lista é Alexandre Dias dos Santos “Libertador”, emblemática figura do Sambizanga.

A CASA-CE  é uma força política recentemente criada  e que reúne vários partidos  angolanos, e figuras independentes. Para alem dos  filhos de Mendes de Carvalho e William Tonet,  que  são oriundos do MPLA, há conhecimento de quem  um grosso numero de quadros  da JMPLA, terão se juntado  a partir da  província do Huambo.

Sem comentários: