terça-feira, 27 de maio de 2014

Manifestação 27 de Maio. Comunicado do BD-Bloco Democrático




BLOCO DEMOCRÁTICO DENUNCIA AGENTES QUE ESTÃO A REMOVER AS BRAÇAIS DE IDENTIFICAÇÃO NA ÁREA DA MANIFESTAÇÃO DE HOJE, O BD EXIGE A REPOSIÇÃO DAS IDENTIFICAÇÕES
O Bloco Democrático (BD) refere que há vários testemunhos a identificaram incluindo com fotos que vários agentes da Policia Nacional, estão a remover as braçais de identificação ou já sem elas. Esta atitude é contra a lei, e faz recordar os avisos que o BD tem feito para os jovens e activistas registarem as identificações dos agentes que executem detenções ou abusos de autoridade de qualquer género.
A remoção das braçadeiras é um acto da maior gravidade que está já a ser exposto às instâncias nacionais e internacionais.
Igualmente preocupante, tem sido o fecho da área onde se irá realizar a manifestação vigília pacífica, hoje com concentração marcada para a partir das 15 horas. Situação que se mantem bem como o aparato policial.
Recorde-se que o Bloco Democrático declarou apoio à manifestação pacífica de hoje 27 de Maio, no dia 25 de Maio, através de um comunicado.
O Bloco Democrático reforça e recorda:
- O BD exige que a polícia não faça qualquer agressão ou prisão sem justa causa dos manifestantes. A polícia tem que ser apenas o garante da lei. O BD exige também que a polícia não faça o fecho da área da manifestação para impedir o acesso dos manifestantes, situação que se está a verificar.
- O BD exige que a polícia não esteja a revistar as pessoas. O BD exige que a polícia não esteja a confiscar qualquer equipamento de captação de imagem ou telemóveis das pessoas ou manifestantes, esse acto é ilegal!
- O BD apela a que as unidades médicas façam respeito ao seu juramento e atendam todos os feridos, caso cheguemos novamente a esse ponto!
O BD está consciente que o direito à indignação e ao protesto é um direito que assiste a qualquer cidadão, que tem cobertura constitucional, chamando por isso os seus membros, simpatizantes e amigos a participarem na referida manifestação de forma a responsável.
O BD apela ao Povo e aos Manifestantes:
- Evitem sempre o confronto e afastem-se de agitadores, digam não à violência
- Filmem tudo e gravem tudo, fotografem tudo e divulguem amplamente, a principal batalha a vencer é a batalha da comunicação, os agentes sem braçadeira têm que ser identificados
- Levem água e repelente para insectos durante a noite; levem primeiros socorros
- Não circulem isolados e comuniquem sempre as vossas localizações a companheiros de vossa confiança (cuidado, os telefones podem estar sob escuta - combinem de forma antecipada códigos e deslocações)
- Os organizadores da manifestação deverão acautelar potencial acto de perseguição ainda antes do começo da manifestação.
- Caso estejam a ser detidos ou levados, deverão insistentemente gritar o vosso primeiro e último nome e pedir ajuda, exijam saber para que esquadra vão, registem os nomes e as identificações dos agentes que fazem detenção, gritem sempre alto e chamem a atenção das pessoas ao redor
- Os Manifestantes mantenham-se sempre informados de outros manifestantes para que não aconteçam raptos
- Em caso de detenção de companheiros, façam registo da esquadra, da matrícula da viatura marca e sua cor, registem nome e identificações dos agentes e, sigam de imediato com o carro que leve os detidos, não os deixem sozinhos!
- No final da manifestação o BD pede aos manifestantes que acautelem possíveis represálias ou raptos, por isso andem em conjunto e protejam-se mutuamente mesmo depois de estarem em vossas residências.
- Sejam continuamente solidários, não abandonem ninguém! Angolano Ajuda Angolano!
Comunicado de apoio à manifestação pacífica:
http://bdluanda.blogspot.com/2014/05/bloco-democratico-declara-apoio.html
Alguns contactos de Jovens:
Rosa Mendes (+244 941 307 521) – Roberto Gamba (+244 928 647 647)
E-mail: movimentorevolucionario7311@gmail.com
Liberdade, Modernidade, Cidadania
Luanda, 27 de Maio de 2014
www.bdluanda.blogspot.com
email: blocodemocratico@yahoo.co.uk

Enviar um comentário