quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Violência sexual contra crianças dispara em área das obras de Belo Monte


Da Redação
Além do impacto sobre as populações indígenas, as obras da usina de Belo Monte podem estar trazendo consequências trágicas para crianças e adolescentes de Altamira e região. Segundo o Conselho Tutelar do município, apenas no primeiro trimeste deste ano já foram registrados 32 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O número, além de aproximar-se dos registros de todo o ano de 2010 (42 casos), projeta um número superior a 100 casos até o fim do ano, um possível aumento de 138%.
Leia mais:
- Justiça decide na segunda sobre consulta a índios em Belo Monte
Os dados refletem o registrado em outros empreendimentos do tipo, como as usinas de Jirau e Santo Antonio, em Rondônia. Entre 2008 e 2010, os registros de estupro cresceram 76,5% na região, enquanto a exploração sexual aumentou em 18% e os homicídios dolosos cresceram 44%. Em entrevista ao site Xingu Vivo, a conselheira tutelar Lucenilda Lima diz que Altamira simplesmente não dispõe de estrutura para sustentar um “empreendimento monstruoso” como Belo Monte. “Esses são apenas os casos registrados. Sabemos que há muitos outros que acabam não sendo denunciados”.
De acordo com Assis Oliveira, professor da UFPA e especialista em direitos humanos, o aumento dos crimes, em especial os de caráter sexual, ocorre associado a um modelo de desenvolvimento que carrega em si uma série de violações de direitos. Os impactos negativos se dão, segundo o professor, pelo aumento da migração e pelo desalojamento de famílias, duas consequências comumente associadas com esse tipo de empreendimento.
“Está provado que o governo não está garantindo as políticas públicas necessárias para segurar a onda de migrações e o aumento populacional”, afirma a coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Antonia Melo. “As creches, centros de internação, escolas e outros aparelhos que temos já não dão conta nem da nossa demanda. E obviamente não darão conta dos conflitos, sobretudo nos próximos cinco anos, quando a população tenderá a explodir, caso Belo Monte ainda não tenha sido barrada até lá”.
Com informações do Movimento Xingu Vivo e Ecopolítica
Imagem: ... Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ...
rbrnoticia.com.br

Sem comentários: