sexta-feira, 1 de junho de 2012

No Aeroporto de Maputo. Apreendida uma tonelada de abalone capturado ilegalmente


Producto contrabandeado estava em trânsito da África do Sul para a China
Maputo (Canalmoz) - As Alfândegas de Moçambique apreenderam na manhã de ontem, no Aeroporto Internacional de Maputo, cerca de mil quilogramas de abalone – um gastrópode, o único na família Haliotidae. Sua carne é um prato muito apreciado na Ásia. Trata-se no entanto de uma espécie marinha em via de extinção. O produto estava embalado em 34 caixas e o manifesto de carga indica que o produto ia para a cidade chinesa de Hong-Kong.

Um funcionário das Alfândegas, que falou ao Canalmoz e que pediu não ser citado alegando que mais tarde a Autoridade Tributária emitiria um comunicado com devidos esclarecimentos, disse que o produto entrou em Moçambique contrabandeado a partir da vizinha África do Sul e seria exportado para Hong-Kong como produto moçambicano.
Segundo a mesma fonte, a referida espécie marinha está em vias de extinção, e a sua captura está proibida pela Convenção do Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora em via de  extinção.

Curiosamente, segundo as Alfândegas, ninguém está detido em conexão com o caso. O oficial que entrevistámos disse ao Canalmoz/Canal de Moçambique que “as Alfândegas estão a trabalhar junto com a Polícia para localizar o proprietário da carga”. (Matias Guente)

Sem comentários: