sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ameaça de greve paira sobre cidade de Maputo



Às 06h00 havia chapas a circular da periferia para o centro de Maputo e a situação estava calma


Maputo (Canlmoz) – Grande número das estações de reabastecimento de combustível, estiveram com enchentes ontem à noite devido ao receio de uma eventual greve popular que segundo mensagens (SMS) postas a circular durante o dia de ontem teria lugar hoje. Contudo, às 06h00 da manhã de hoje, à hora do fecho desta edição, os nossos repórteres posicionados na periferia da capital davam-nos conta de que os transportes colectivos estavam a circular normalmente embora nos chapas se ouvissem muitos comentários sobre a anunciada manifestação.
Um SMS que ontem andava a circular anunciava para hoje uma “Grande greve na cidade de Maputo, por causa das barracas removidas, custo alto dos chapas, preço do tomate, batata, arroz, pão, custo de vida alto”.
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jorge Khalau, segundo oficiais superiores que nos falaram em anonimato, terá ordenado já o posicionamento da Força de Intervenção Rapida (FIR), em face da ameaça de uma eventual greve geral, que por via de SMS estava ontem a ser anunciada pondo em sobressalto toda a cidade de Maputo, a cidade da Matola e arredores.
Indivíduos desconhecidos  mas que se supõem serem agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), admite-se em meios policiais que estejam por trás das ameaças.
Para além da SMS havia ainda notícia de panfletos contra o comandante-geral da Policia da República de Moçambique, Jorge Khalau, na avenida Patrice Lumumba, em frente ao Ministério da Administração Estatal (MAE), exigindo a sua demissão, panfletos esses que se admite serem de iniciativa de agentes da corporação que exigem aumento de salários.
Existindo ameaças de greve em todos os sectores de actividade, segundo fontes da polícia foram tomadas providências ainda ontem para responder a qualquer eventual insurreição.
Na cidade de Maputo, os pais foram aconselhados a não levar os alunos às escolas por se temerem tumultos. Hoje, no entanto, é 1 de Junho, Dia da Criança.
Fontes do Comando-Geral da PRM comentando a situação com a nossa Reportagem admitiam haver ordens para a Polícia estar de prevenção.
Em certos níveis da sociedade admitia-se ontem como pouco provável que se venha a passar algo por se tratar de uma sexta-feira, véspera de fim-de-semana. Nesses mesmos sectores admitia-se que as ameaças possam ser um teste, mantendo-se o receio de que algo possa estar a ser preparado.
No entanto, a ideia que parecia mais vulgarizada ontem é que tudo não passa de um boato. (Bernardo Álvaro)

Imagem: Maputo. Maputo
macua.blogs.com

Sem comentários: