sábado, 30 de julho de 2011

O sistema bancário em Angola. Telmo Vaz Pereira





UM DOS MAIORES LADRÕES DE ANGOLA, GENERAL KOPELIPA, QUE CONJUNTAMENTE COM EDUARDO DOS SANTOS É DOS MAIORES MULTIMILIONÁRIOS, COMO CONSEQUÊNCIA DO SISTEMA DE CORRUPÇÃO DO REGIME.

A Porturil Investments e Telecomunicações (PIT) que, segundo o Novo Jornal, permitiu ao General Kopelipa adquirir 40% da Movicel, é agora detentora de... 24 por cento do Banco Espírito Santo Angola, BESA.

O anúncio foi feito pelo próprio banco, através de uma «press release» publicada no fim da semana passada.

O negócio ficou em 254.2 milhões de euros, cerca de 369 milhões de dólares. Fontes citadas pelo Novo Jornal estimam em 200 milhões o valor da venda da Movicel à companhia detida maioritariamente pelo chefe da Casa Militar do presidente da República.

No espaço de seis meses a Porturil- Investiments e Telecomunicações fez aquisições no valor de 569 milhões de dólares.

O general Kopelipa também é accionista do Banco Privado Atlântico (BPA) onde divide interesses, entre outros, com Manuel Vicente e Leopoldino Fragoso do Nascimento.

Ele é igualmente a principal figura da holding que controla a TV Zimbo, O País, Rádio Mais, Publivisão, Dhamer, Imprescrita e também a SHA, Sociedade de Hidrocarbonetos de Angola.

A entrada da PIT no capital do BESA aconteceu ao abrigo de uma nova lei que prevê que o capital de todos bancos privados seja detido por angolanos em pelo menos 49 por cento. Só que esses angolanos são exclusivamente os que fazem parte do grupo de JES, todos eles predadores das riquezas do País.

De acordo com a Equity Bites a venda de 49 por cento do total das suas quotas de bancos portugueses a grupos ou cidadãos angolanos rendeu aos mesmos, isto é, Milleniun BCP, BPI, BES, e Standard Totta, 900 milhões de euros, cerca de 1 bilião e 308 milhões de dólares.

A nova estrutura accionista do BESA, inclui ainda o Banco Espírito Santo de Portugal detentor de 51,94 por cento assim como a Geny, accionista da Unitel, e na qual se cruzam interesses de Isabel dos Santos, António Van-Dúnem, antigo secretário do Conselho de Ministros, e Leopoldino Fragoso do Nascimento, chefe das Comunicações da PR. A Geny adquiriu em 2005, 20 por cento daquele banco, por uma quantia não especificada. Cinco por cento do capital do BESA é controlado por membros da administração daquele banco. A nota do BESA diz ainda que a 27 de Novembro, data em que supostamente fechou a contabilidade, o banco tinha registado lucros de 122.7 milhões de euros, cerca de 178 milhões de dólares.

Os accionistas do BESA aprovaram também um aumento de capital de 10.053 milhões de dólares para 170 milhões de dólares. O incremento de capital foi aprovado na íntegra por todos os accionistas, e realizado em «cash». É o BES através da sua filial BESA, a principal entidade que faz a lavagem de dinheiro ilícito canalizado para a FESA, a Fundação privada de JES.

O BESA chega ao fim do último trimestre do ano de 2010 com lucros de perto de 144 milhões de dólares, um aumento de 66 por cento. O BESA tem 31 agências e vinte uma das quais em Luanda. O BESA está agora avaliado em cerca de 1 Bilião e 458 Milhões de dollars.

(na foto :Gen. Kopelipa ao lado de JES)
Imagem: mazungue.com

Sem comentários: