sexta-feira, 15 de junho de 2012

A ditadura da paz ou “o silêncio dos inocentes”, no Arco-Íris



Depois de Tchavola e Tchimúkua, a ditadura da paz ou “o silêncio dos inocentes”, no Arco-Íris: o caso do imerecido castigo aos moradores do Bairro Agostinho Neto, (vulgo Arco-Íris) no Lubango, obrigados, por coacção irresistível, a arrancar, com as “próprias unhas”, chapas de suas casas, abandoná-las à destruição e partir para o (des)conhecidoEste seria o título para um texto que eu escreveria aqui hoje. Mas não vou escrevê-lo.
http://marcolinomoco.com/
Estão a ser efectuados contactos com autoridades governamentais e judiciais, algumas das quais merecem o nosso respeito e consideração, porque nos receberam com amabilidade e deram-nos uma mensagem de encorajamento.
Só peço que leiam os textos do Padre Pio da Associação Construindo Comunidades (ACC), em súplicas lancinantes, enviadas a entidades da mais variada natureza e (acredito) a serem lidas em espaços físicos e electrónicos do nosso jornalismo. E peço, por favor, que não digam, que este Padre exagera, como eu próprio confesso que já cheguei a acreditar, até o dia em que fui ao terreno e me perguntei chorando:
─ Porque se castigam assim populações, mais do que nos períodos coloniais por mim vividos e mais do que, por vezes, em tempos da própria guerra? E isso foi em relação às populações transladadas para Tchavola e Thimúkua em 2010; para a mata, à chuva e ao relento, ocupando, forçados, matas de pastores locais que ficaram sem suas terras, em nome de projectos que dois anos depois ainda mal arrancaram? O que significa  dignidade humana” consagrada na Constituição e pregada por mensageiros da palavra divina? Bem a beirinha das eleições, que todos pensavam iriam amainar este tipo de obsessão inexplicável – tempo de “namoro aos eleitores” – o que significa esta sanha contra o povo humilde do “Arco-Íris”?
Que pressa é essa que engaveta nos armários do incompreensível tudo o que seja ético-moral, religioso ou legal?
Não estou a falar de factos que não vi, embora os oiça muitos, correndo o risco de ser desmentido por gravações sérias ou mentirosas.
Pela Paz e Harmonia de todos, espero que amanhã venha preencher este espaço com referências positivas aos governantes, como o fiz há tempos, em relação às autoridades de Benguela (ver infra, 30 Out. www.marcolinomoco.com).
O Ser Humano é o centro de tudo, por vontade do Criador
Marcolino Moco

Sem comentários: