quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Significado e Importância do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.


O lema “MPLA: Angola a Crescer Mais e a Distribuir Melhor” sintetiza muito bem o conjunto de ideias e propostas com que o nosso Partido se apresentou no pleito eleitoral do dia 31 de Agosto de 2012.
O povo angolano reviu-se neste Programa e, por isso, apoiou massivamente as ideias nele contidas. Obtivemos, por conseguinte, uma victória esmagadora de mais de 71%.
Temos, agora a grande responsabilidade de cumprir o mais possível as promessas que fizemos no decurso da campanha eleitoral.
Trata-se de uma acção que, pela sua importância estratégica, deverá mobilizar todo o nosso Partido para que continuemos a merecer a confiança que o povo angolano sempre depositou no MPLA.
O Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 (doravante PND 2013-2017), constitui o principal instrumento a ser utilizado para este efeito e com ele dever-se-á orientar e intensificar o ritmo e a qualidade do desenvolvimento em Angola, com vista a aumentar e melhorar a qualidade de vida do povo angolano de Cabinda ao Cunene, transformando a riqueza potencial que constituem os recursos naturais de Angola em riqueza real e tangível dos angolanos.
O PND 3013-2017 foi elaborado com base na Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo “Angola 2025” (doravante “Estratégia Angola 2025”) e no Programa de Governo do MPLA para o período 2012-2017. O mesmo constitui o primeiro plano de médio prazo que será implementado em Angola no quadro de uma nova Constituição e de uma nova Lei de Bases Gerais do Sistema Nacional de Planeamento.
O PND 2013 abrange um período de grande importância para o futuro do País, por se situar no meio-processo de implementação da Estratégia Angola 2025. Apôs o grande esforço que foi realizado e continua a ser utilizado para a reconstrução do país, Angola entrou na fase de modernização e de sustentabilidade do desenvolvimento, centrada na estabilidade e crescimento e na valorização do homem angolano.
Por esta razão, “Estabilidade, Crescimento e Emprego” constitui a ideia-força do PND 2013-2017.
Obs: Por isso eu digo sempre caros camaradas e compatriotas a escolha certa é o MPLA!
Síntese do plano nacional de desenvolvimento 2013-2017
Objectivo de médio e longo prazo
As Grandes Orientações para o Desenvolvimento de Angola, são as contidas na “Estratégia Angola 2025”, das quais destacamos:
i.Garantir a Unidade e Coesão Nacional;
ii.Construir uma Sociedade Democrática e Participativa, garantindo as liberdades e direitos fundamentais e o desenvolvimento da sociedade civil;
iii.Promover o Desenvolvimento Humano, e o Bem-Estar dos Angolanos, assegurando a Melhoria da Qualidade de Vida, Combatendo a Fome e a Pobreza Extrema;
iv.Promover o Desenvolvimento Sustentável, Competitivo e Equitativo, garantindo o Futuro às Gerações Vindouras;
v.Promover o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e inovação;
vi.Apoiar o Desenvolvimento do Empreendedorismo e do Sector Privado;
vii.Desenvolver de Forma Harmoniosa o Território Nacional;
viii.Promover a Inserção Competitiva da Economia Angolana no Contexto Mundial e Regional.
Os grandes objectivos nacionais a serem perseguidos nos próximos 5 anos são os constantes do Programa de Governo do MPLA para o período 2012-2017, nomeadamente:
i. Preservação da unidade e coesão nacional.
ii.Garantia dos pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento.
iii.Melhoria da qualidade de vida.
iv.Inserção da juventude na vida activa.
v.Desenvolvimento do sector privado.
vi.Inserção competitiva de Angola no contexto internacional.
Seja Bem-Vindo a Melhor Escolha “MPLA”
Por Nilsa Ernesto
Polítologa e Militante do Mpla
ANGOLA24HORAS

Sem comentários: