domingo, 4 de janeiro de 2009

A Origem da grande depressão de 2008 (XX). Novela


Banco Millennium Angola. Tantos prédios, tantos condomínios, tanta construção. Onde estão os esgotos, a água e a energia eléctrica?! Mas, isto é altamente criminoso. Ninguém prende e condena esta gentalha?!

Elder avança:
- Os lucros do petróleo sobem. Os custos de importação também. Não sei onde está o lucro. Mas o que é que tu queres?! Nem conseguimos fabricar uma bicicleta.
- Elder, isso não se deve também ao adiamento constante das eleições?
- Mesmo que outro partido as ganhe a situação não sofrerá nenhuma alteração. Acho que vai piorar ainda mais.
- Porquê?!
- A corrupção está de tal modo implantada que não se consegue sair dela. As petrolíferas vão manter ou aumentar os níveis de corrupção. Qualquer partido político que interfira nos seus interesses não durará muito tempo.
- Elder, acredito que são os efeitos da globalização.
- Tantos intelectos que existem por aí, e não têm acesso à Internet. Convém-lhes um povo completamente analfabeto. Para quando algum estrangeiro aqui chegar, dar-lhes a volta facilmente. É tão fácil aos EUA acabar com os regimes corruptos, mas isso não lhes interessa. E quando um presidente da república não lhes interessar mandam-no passar férias.
- Elder, isso significa que sempre assim foi e sempre assim será?
- Não tenho qualquer dúvida. Outro aspecto é que não se pode confiar em ninguém. Era muito amigo de um comandante da polícia. Aflito, pois estava sem carro, telefonei-lhe para me dar uma boleia. Disse-me que vinha já. Esperei, esperei e não apareceu. Depois nem se dignou falar mais no assunto. E andava sempre atrás de mim a pedir-me isto e aquilo.
- Elder, a moral é coisa…
… Mantinha grande amizade com um coronel, depois foi promovido a brigadeiro, agora é general. Pensei que entre nós existia uma amizade profunda e sincera, actualmente como já não necessita dos meus préstimos, mandou lixar a nossa amizade. Enquanto necessitava de mim, fingia-se meu amigo.
- Elder, o civismo…
… Uma coisa muito anedótica é quando um indivíduo se apresenta com um cartão de visita com o nome, por exemplo, Abu Bakar. É imediatamente recebido pelas altas estruturas do poder... assim não dá. Não se pode confiar em ninguém. O que interessa é roubar, seja o que for. O sistema está tão implantado, que quem não roubar, morre à fome.
- Elder, a identidade cultural…
… No fundo concordo com a política de Fidel Castro em Cuba. Para resistir e evitar a escravidão do seu povo torna-se ditador. Quando os EUA pretendem derrubá-lo por todos os meios, para explorarem as suas riquezas e fazerem lá uma colónia de férias, com os grandes lucros que daí sairiam, ele livra-se disso. E naturalmente apelidam-no de ditador. Se Fidel Castro obedecesse aos EUA, seria considerado um grande democrata. Actualmente o que os EUA fazem na África Negra, e noutros países é simplesmente aterrador. Não há comparação possível com o colonialismo. Estão a matar milhões de pessoas à fome.
- Elder, acho que Marx fortaleceu o capitalismo porque…
… Mas o que é que tu queres?! O culpado não foi o Marx. O Estaline é que estragou tudo. Ainda hoje conheço pessoas que quando vêem a sigla URSS ficam quase em pânico. Sentem um mal-estar pelas recordações que essas quatro letras lembram. Do mesmo modo as siglas MPLA, UNITA e FNLA deveriam ser alteradas devido às recordações que comportam. Lembram o terror das inúmeras matanças. Trazem sempre muitas memórias aterradoras. Para terminar vê o que apanhei no site do Angonotícias, de um tal Grathus que comentava um artigo sobre os muçulmanos em Angola:

Gil Gonçalves
Imagem: Angola em fotos

Sem comentários: