sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (XXVI)


E uma nuvem de napalm paira sob Luanda.

«Que a Líbia poderá negar-se a vender o seu crude com os preços tão baixos… e que o líder líbio, Muamar el Gadafi, ameaça nacionalizar as empresas de petróleo estrangeiras» In EL MUNDO.

Banco Millennium Angola, um banco dos sem-terra.


- Ele é de Malanje. Esses gajos são muito complicados. Até me garantiu que tu lhe enfeitiçaste o computador. Põe essa merda como estava e manda-o para a puta que o pariu. Mas o que é que tu queres?! Não sei como… mas esse gajo é médico. Os negros são fodidos… olha! Vai-te ligar uma pessoa amiga que tem problemas com o modem. Mais logo encontramo-nos na boate.

A pessoa amiga ligou-me e lamentava-se que:
- O meu filho anda a estudar informática. Comprou um modem para ter acesso à Internet, mas até agora não conseguimos. Está a cheirar a queimado.
- Ok! Pode-me apanhar para irmos aí ver o que é que se passa?
- Sim. Estarei aí dentro de quinze minutos.
Na casa do cliente verifico que o modem está ligado à rede de… 220 voltes.

O Chileno chega. Tem cerca de quarenta anos. É alto e muito magro. O seu rosto é triste, talvez devido a desgostos. Elder tinha-me dito que ele lhe interessava muito, porque tinha bons contactos internacionais, e que lhe daria bons negócios. Vêm com um computador portátil, diz-me:
- Meu amigo, o sistema operativo está em russo. Gostaria que instalasse mais dois sistemas operativos em espanhol e português.

Liguei o portátil e verifiquei que o disco rígido tinha pouca capacidade:
- Olhe meu amigo, infelizmente não lhe posso fazer nada. O seu disco rígido não suporta mais nada. Só dá para um sistema operativo. Não sobra mais espaço.
- Mas como não tem mais espaço!? Não estou a entender.
- Terá que comprar um disco com mais capacidade.
O Chileno ordena-me:
- Está bem, então faça isso.
- Desculpe, agora sou eu que não estou a entender… tenho que comprar um novo disco?!
- O Dr. Elder disse-me que o senhor trataria de tudo o que fosse necessário. Também necessito que compre um modem para ter acesso à Internet, para entrar em contacto com os meus amigos na Espanha, por causa dos negócios.
Mais uma embrulhada do Elder. Achei que devia esclarecer o Chileno:
- Acho que o melhor é o senhor falar com o Dr. Elder.
- Meu amigo, preciso da sua ajuda. Encontro-me numa condição miserável.

Ficou muito pensativo, o seu rosto transformou-se numa profunda amargura. Caminhou lentamente na direcção das janelas. Parou numa, depois avançou para outra. Continuou a arrastar-se por entre elas. Por fim parou ao acaso numa delas. Encostou os braços no parapeito e estendeu o olhar para a rua de areia. Ficou assim como que pretendendo mostrar que não queria mais sair dessa posição. Comovido, caminhei na sua direcção, encostei-me bem próximo dele, e perguntei-lhe:
- Parece-me que está muito abalado, porquê?
- Há vários dias que sinto dores de cabeça.
- Felizmente que raramente sinto isso. Posso quase assegurar-lhe que nunca tive dores de cabeça.
- Isso, meu amigo, é porque você tem boa circulação sanguínea no cérebro.
- Mas, o que é que o afecta?

Olhou-me, depois desviou o olhar para o chão. Agitou as mãos e o corpo, e caminhou na direcção da cafeteira eléctrica do café. Convidou-me:

Gil Gonçalves
Foto: Angola em fotos
Visitem-me também em: Universidade e Universe

Sem comentários: