segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (XXV). Novela


É fatal, os preços dos combustíveis terão que subir. O petróleo e os diamantes não dão. E os carros eléctricos vão vir com força. É a única fonte de receita que o governo angolano tem.
Banco Millennium Angola, um banco do saque.

-Elder, pareces um técnico do FMI.
- O FMI?! O Fundo da Morte Internacional?! Sabes porque é que lhe atribuímos este nome?
- Não, não sei.
- Porque quando uma nação está aflita, e pede-lhe ajuda, a primeira coisa que eles fazem para estabilizar a economia, é ordenar que a população morra à fome. Vê o que está a acontecer em Angola. Por isso ganharam a fama de Fundo da Morte Internacional. Mas isso nunca afecta os governantes.

Sentia que o maravilhoso vinho aguçava o nosso espírito. Atirei-lhe com uma questão muito séria, porque sabia de antemão que até as paredes estremeceriam com a vozearia:
- Custa-me a imaginar, como será vivermos sem Deus.
- Não te preocupes, isso é problema Dele. Apesar de tudo acredito, que alguém ou algo comanda os nossos pensamentos. Dá-nos ordens e o que pensamos, não somos nós, mas simplesmente instruções que recebemos provindas de algum ponto situado algures nos confins do Universo. Quem faz isso, decerto se deleita, com as intromissões que a cada instante invadem o nosso pensamento.
- Elder, uma coisa que até hoje me intriga é… qual a origem da maldade? Na minha opinião a maldade é o mal maior do mundo.
- A origem da maldade? Porque é que toda a gente é maldosa? É devido à fome? Mas…os que não passam fome são os mais maldosos. Então onde reside a origem da maldade? A história da humanidade actual é a história do cristianismo. É a história da maldade... derivam à procura de mitigar a fome. Eis a verdade, a questão fundamental é a fome. Isto não é o planeta Terra, é o inferno. A metade dos trabalhadores do mundo vive abaixo da linha da pobreza com menos de 2 dólares diários... e a tendência é piorar sempre. São 1.400 bilhão de trabalhadores. A vida é um fio de navalha. De um lado o Inferno, do outro o Inferno.
- E contudo a Terra move-se!
- Pois sim... Vamos abrir a quarta e última garrafa. E contudo a Terra move-se graças aos eternos vinhos do Dão. Só não entendo porque para ganhar dinheiro temos que trabalhar.
- Desculpa, acho que devo corrigir… temos que roubar.

Na Cidadela, Elder dá-me a pasta com os documentos da constituição da empresa de comunicações e informática. Recomenda-me:
- Estuda bem este projecto, para vermos o que é que conseguimos roubar a estes gajos.

A constituição da empresa tinha dois sócios. Elder e um engenheiro versado em telecomunicações e informática. Observei que o projecto estava bem delineado, bem pormenorizado. As quantias para a sua execução estavam muito bem demonstradas com um orçamento bem detalhado, que não deixava lugar a dúvidas. A questão era a seguinte: porque é que o projecto não arrancou? Vi a resposta numa folha manuscrita no final dos documentos, assinada pelo engenheiro que dizia:

Gil Gonçalves
Imagem: Angola em fotos

2 comentários:

Soberano Kanyanga disse...

Passei, como sempre para "deliciar os suculentos" textos

Gil Gonçalves disse...

Muito grato mano.