quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (XXV)


Suspeito que a derrocada da energia eléctrica em Luanda, deve-se a defeitos de fabrico nos cabos das linhas de alta tensão. Sem energia eléctrica, e geradores por todo o canto que se somam ao fumo dos carros, torna-se impossível sobreviver em Luanda. Sob pena de morrermos envenenados.

Banco Millennium Angola, roubou terreno.

Elder! Já passaram mais de seis meses desde a constituição da empresa. Durante este tempo empenhei-me profundamente na criação das suas estruturas para que pudéssemos arrancar. O projecto idealizado por mim, ocupou-me demasiado tempo. Até hoje nunca pronunciaste uma palavra. Quando pretendia falar contigo através do meu telemóvel, ou pessoalmente, nunca consegui. Não atendias as minhas chamadas. E quando te procurava pessoalmente diziam sempre que não estavas, o que era mentira. Apenas pretendo que me pagues os custos do meu trabalho.

P.S. Angola está cheia de aventureiros como tu. Não é com os almoços e jantares que me ofereceste, que se pagam os meus serviços. Afinal éramos sócios. Não passas de um português ridículo que pensa que isto é uma republica das bananas. Os portugueses insistem no colonialismo. Pagam o trabalho das pessoas com algumas refeições. Se continuares assim terás muitos dissabores. Não passas de um vulgar e vil colonialista aventureiro.

Estou a ver que isto me vai trazer muitos dissabores. Estou fodido. – Pensei.

Elder pergunta-me:
- Já estudaste o processo?
- Já.
- Então vamos arrancar. Diz-me o que é preciso que o Heitor trata disso. Dentro de um ou dois meses vou para a Namíbia, ver como estão as minhas empresas... ficas aqui como director geral. Antes de sair elaborarei o despacho com a tua nomeação, para que não hajam lugar a dúvidas. Olha, vai vir aqui um cliente que tem problemas com o computador. Também virão um chileno e dois cubanos.
- Isso é para facturar?
- Não. Tenho interesses empresariais neles. Vão… conseguir introduzir diversas mercadorias no país. Ficam aqui armazenadas e depois seguem para os circuitos informais. Mas o que é que tu queres?! É assim que se ganha dinheiro facilmente.

O cliente trás um computador portátil. Diz que não consegue aceder ao sistema operativo. De facto quando a máquina arrancava, informava que haviam vários erros. Disse ao cliente:
- O melhor é limpar tudo e reinstalar de novo.
- Sim, faça isso. O que pretendo é que ele trabalhe.

Antes da formatação notei que haviam quatro partições. Apaguei-as e criei uma única partição. Reinstalei o sistema operativo e o Ms-Office. Depois de tudo concluído chamei o cliente. Deixei-o a sós, ele ligou a máquina. Depois de alguns minutos chama-me com ar de que alguma coisa não está bem:
- Eu tinha quatro discos, agora só tenho um.
- Não. Só tem um disco. Acontece que estava particionado…
- Não! Não! Eu quero os discos que lá estavam…
- Deixe-me explicar. Os discos que lá estavam eram virtuais, exceptuando o C. O senhor só tem um disco…
- Assim não pode ser, não estou a gostar nada disto. Vou falar com o Elder.

Elder liga-me a dizer que o cliente está muito chateado. Que eu lhe roubei os outros discos que estavam no computador. Depois da explicação que dei, ele informou-me:

Gil Gonçalves
Imagem: Angola em fotos

Sem comentários: