terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Síndroma Controlinveste


Controlinveste… desinveste jornalistas.
Depois de muito tempo à deriva, o vigia grita para o capitão do navio MPLA: «Zimbabué à vista!!!»
E o poder dos generais atropela-nos a alma, porque discursar para analfabetos é fácil… ninguém ouve.

Na realidade, o jornalista moderno, exerce a sua actividade… em campos de concentração de poderes incipientes.

E para apresentarem prejuízo, davam-me uma factura falsa de um milhão de dólares, para movimentar na contabilidade. Ou vencimentos dos directores que nunca se realizaram. Ou omissão e destruição de facturas das vendas. E muito mais lixo humano. É assim que a democracia (?) funciona. Que roube e vença o melhor. É assim que se enriquece democraticamente e se despedem trabalhadores. É a epopeia do regresso à escravatura.

Discursar nos palácios é fácil. Mas, as multidões de esfomeados não escutam discursos, porque o quotidiano é-lhes sempre difícil, esfomeador.

Como todos os políticos que desgovernam, e do poder não querem sair, antes, agora e depois, mentem como crianças. Assim mente José Sócrates, que a recessão é internacional, não é nacional, não nos pesará muito. É mentiroso, todos mentem. É curioso que a lei protege-os. É a democracia executada por idiotas e malfeitores.

E gastam o dinheiro em estádios, e candidatam-se ao campeonato mundial de futebol. E as multidões de jogadores anónimos disputam campeonatos de restos do lixo nos contentores

A questão é que os banqueiros aliam-se imediatamente aos especuladores imobiliários. É este o modo de fazer dinheiro rapidamente. Por norma, o banqueiro e o especulador imobiliário são desonestos. Loucos por dinheiro, avaros extremos, desumanos… e terroristas.

Entretanto os criminosos financeiros passeiam, e parecem divertirem-se com as ruínas que causaram, protegidos por juízes (?) e políticos.

Vivemos rodeados de irresponsáveis bancos e banqueiros, e mais a escumalha que os apoiam. Assim, jamais será possível um mundo melhor.

Os tribunais oficiais promovem a falsa justiça, defendem os grandes tubarões. Exigem, querem tudo para eles, e nada para mais ninguém. Não nos resta outra alternativa: só haverá justiça verdadeira com a criação de tribunais clandestinos, secretos, para salvaguarda da espoliação das populações. Porque, o que agora acontece ultrapassa o inimaginável do terrorismo bancário e financeiro.

Em pleno século XX, o Homem ainda não aprendeu a viver em sociedade. Pelos visto nunca o saberá, conseguirá. O ainda ser humano não deixou a bestialidade. Nunca se viu tanta ditadura, tanto fascismo como hodiernamente. Na verdade conseguiram outra vez enganar as aspirações das multidões ao poder.

E Obama aflito confessa que as promessas da campanha eleitoral, não são bem assim. A situação está terrivelmente mergulhada, e não se sabe ainda como dela emergir.

Gil Gonçalves
Imagem: http://www.terragalleria.com/pictures

Sem comentários: