quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008. (XXVII). Novela


Pois é! Agora ninguém sabe como fazer, para sair da grande depressão. Mas, que eu saiba… gatunos só sabem roubar. Não sabem fazer mais nada, não é?!
E a menina de nove, dez, onze anos, passeia na noite, aproxima-se de um segurança e quase lhe grita: «Vá, puxa comigo, são só cem kwanzas!»

Banco Millennium Angola… não tem noção de propriedade.


- Vou aquecer o café… também quer?
Não me apetecia mas, dadas as circunstâncias achei por bem aceitar.
- Sim, faço-lhe companhia.

Preparámos os cafés. Pegámos nas chávenas e dirigimo-nos para a que já era a sua secretária. Arrastei uma cadeira e sentei-me o mais próximo dele. Bebemos e quase ao mesmo tempo acendemos cigarros. Sentia que ele tinha necessidade de falar o que lhe ia na alma. Olhava para um lado e para outro, como que a buscar auxilio. Tardava a falar. Já sentia vontade de me retirar. Ele sentiu o meu nervosismo, ganhou coragem e começou lentamente:
- Sou… vizinho… do Dr. Elder… num condomínio. Ele também conseguiu lá uma residência. Vim para Angola como refugiado político. Fugi do regime do Pinochet. Sou engenheiro mecânico de máquinas agrícolas. Quando estava no Uíge em serviço, conheci uma formosa e simpática senhora que tinha trinta anos. Enamorámo-nos e depois formámos família. Tudo corria muito bem, lutei… trabalhei imenso para que nada nos faltasse. Já tínhamos um bom pé-de-meia. O nosso lar já estava bem mobilado, não muito luxuoso, mas agradavelmente confortável. A nossa conta bancária era conjunta. Ela conseguiu emprego numa empresa de um amigo, que frequentava habitualmente a nossa casa. Vivíamos felizes. Que me lembre, nunca ouve entre nós nenhum episódio desagradável.

Ele guardou o que parecia um precioso silêncio. Vi lágrimas lentamente saírem dos seus olhos e espalharem-se pela face. Queria continuar mas não conseguia. A voz prendia-se na garganta, ávida mas interrompida por soluços. Conseguiu controlar-se, respirou fundo:
- Ela…ela…ela…fugiu…e roubou tudo. Até a minha roupa roubou. Deixou-me sem dinheiro. Estou…completamente…na miséria.

Deixou-se dominar por um choro quase intenso. Retirou um lenço do bolso das suas calças. Limpou as lágrimas, lamentou:
- O pior é o nosso filho… tem apenas sete anos… também o abandonou. Como tenho uma filha no Chile, que está com os meus pais, vou enviá-lo para lá. Não quero que a criança sofra. Lá, a educação e o ensino não se comparam com esta merda.
- Onde supõe que ela esteja?
- Não sei, não faço a mínima ideia. Em casa da família não está. Eles dizem que desconhecem totalmente o seu paradeiro. Mas verifiquei que não estão muito preocupados. Uma irmã dela alertou-me que o seu amigo também não está em Angola. Presume que fugiram os dois para França, porque de vez em quando falavam que seriam felizes lá.
- Inclino-me a apoiar a sua opinião, e confesso que os dois se aproveitaram da sua franqueza.

Gil Gonçalves
Foto: Angola em fotos
Visite-me também em: Universidade, Universe e Medicina

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal a maioria dos accionistas de relevo Portugueses deste banco, estão também em maus lençóis...
Querem vender o banco aos Espanhóis,
Pois estão desgraçados...
Mas penso que o Governo os vai ajudar!!!

Gil Gonçalves disse...

Bcpcrime

Durante muito tempo, e neste, ainda continuamos comandados, vigarizados e governados, pela maior quadrilha de todos os tempos. E como somos muito moles, eles aproveitam-se... mas estou convencido que a curto prazo, VAMOS PARTIR-LHES OS CORNOS.

Anónimo disse...

É VERGONHA MUNDIAL, NEM NOS PAÍSES QUE SE DIZEM DO 3º MUNDO!... VEJAM O EXEMPLO DO BCP:
- CONTINUA A EXTORQUIR E A SAQUEAR DINHEIROS DAS CONTAS DAS VÍTIMAS (CLIENTES) SILENCIADAS E INDEFESAS, DANDO SEGUIMENTO PARA O BANCO DE PORTUGAL COMO SENDO DÍVIDA DE INCUMPRIMENTO (CRC) DO CLIENTE. ASSIM DESTA FORMA O CLIENTE FICA CADASTRADO NO BANCO DE PORTUGAL PARA TODA A SUA VIDA, NÃO PODENDO FAZER QUALQUER MOVIMENTO BANCÁRIO... ENQUANTO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS CONTINUAM ENRIQUECENDO; CONTINUANDO INTOCÁVEIS E AINDA GOZAM...