quinta-feira, 7 de junho de 2012

Angola: Bloco Democrático receia adiamento das eleições


Justino Pinto de Andrade disse que a imposição de Manuel Vicente como segunda figura do MPLA pode motivar atrasos eleitorais
Por António Capalandanda | Benguela
As eleições de 31 de Agosto em Angola poderão ser adiadas se José Eduardo dos Santos não conseguir impor Manuel Vicente como número dois na lista do MPLA.

A opinião é do presidente do Bloco Democrático, Justino Pinto de Andrade, e foi ouvida pelo correspondente da VOA em Benguela.

Justino Pinto de Andrade disse que a imposição de Manuel Vicente como segunda figura da lista do MPLA – e futuro substituto de Eduardo dos Santos - ainda não é consensual.

De visita a Benguela, Andrade disse que existem resistências internas no partido no poder, o que pode levar José Eduardo dos Santos a protelar a realização do próximo pleito eleitoral.

“ O MPLA teria algum interesse em protelar as eleições se por acaso tivesse dificuldades em impor a segunda figura da lista.”

A nomeação de Manuel Vicente para o cargo de ministro de Estado para a Coordenação Económica, é descrita na  imprensa como uma resposta a objectivos políticos de José Eduardo dos Santos.

Essa nomeação é apontada como sinal da preferência que dos Santos lhe confere, para futuramente o substituir na chefia do Estado e do MPLA, afastando a ala histórica da guerra da independência.

O cargo proporciona a Vicente condições políticas e notoriedade social para começar a afirmar-se como substituto do actual presidente.

Justino Pinto de Andrade, advertiu que, apesar dessa condicionante, Eduardo dos Santos pretende tornar o processo eleitoral irreversível uma vez que tem toda maquina montada para a fraude eleitoral.

“Conforme as coisas estão armadilhadas, eles têm interesse em fazer já, tudo está programado, antes que se desarmadilhe faz-se já” disse Pinto de Andrade acrescentando que “ao tornar-se o processo irreversível condiciona-se a acção dos outros actores, mesmo que a oposição tentasse remar contra mare já não seria possível.”

Justino Pinto de Andrade criticou a comunidade internacional pelo descaso que faz em relação as eleições em  Angola, afirmando  que isso resulta da “maldição do petróleo”.
Imagem: Foto: António Capalandanda / VOA
Presidente do Bloco Democrático, Justino Pinto de Andrade, em Benguela

Sem comentários: