quinta-feira, 14 de junho de 2012

UNITA condena paralisação das aulas no Huambo por causa das jornadas parlamentares do MPLA



Comunicado de Imprensa

Huambo - O Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo vem pelo presente meio denunciar, e condenar veementemente as práticas que têm vindo a ser utilizadas de forma recorrente pelo MPLA na Província do Huambo, que se caracterizam na instrumentalização de crianças e jovens alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino público para actividades de cariz Político-partidário. Essas práticas demonstram claramente as faltas de compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento social e cultural, o que tem sido determinante para relegar milhares de angolanos na ignorância, obscurantismo e indigência.
Os factos mais recentes que sustentam a denúncia pública da UNITA no Huambo contra as práticas ilegais do MPLA, prendem-se com a convocatória feita pelo Comité municipal do MPLA no Huambo a todos os directores e professores das Escolas 105, 116 e 117 do 1º Ciclo situadas no bairro da Chiva, assim como a Escola do 2º Ciclo do mesmo bairro, no sentido de se fazerem presentes dia 14 de Junho de 2012 pelas 07H00 no Aeroporto Albano Machado da Cidade do Huambo, a fim de participarem da cerimónia de recepção aos deputados do grupo parlamentar MPLA, que se deslocam à Cidade do Huambo para as suas, já tristemente célebres, Jornadas parlamentares. Um programa estritamente partidário, que devia vincular apenas membros e simpatizantes do MPLA maiores de 18 anos de idade, impede que crianças e jovens ávidos de conhecimentos, façam jus a sua condição de futuro da Nação, pois ficam privados de um dos seus direitos fundamentais.

Na senda do mesmo programa, o Comité do MPLA no Município do Huambo convocou (de forma coerciva) os alunos dos 1º e 2º Ciclos das Comunas da Chipipa e da Calima, a fim de estarem presentes no dia 15 do mês e ano em curso no Pavilhão Serra Vandúnem desta Cidade, durante o acto de abertura das referidas jornadas parlamentares.

Incidindo ainda nas práticas ilegais do MPLA na Província do Huambo, a UNITA denuncia a exigência feita pela administração municipal do Mungo a todos os funcionários públicos daquela circunscrição administrativa, no sentido de entregarem 2 fotografias tipo passe, fotocópias dos seus Bilhetes de Identidade e dos cartões de eleitor, sem qualquer tipo de explicações sobre a finalidade de tal exigência. Funcionários públicos do Município do Mungo receiam que tal exigência, da administração partidarizada, vise inscrevê-los como supostos militantes do MPLA.

Com base nos dados ora expostos no presente Comunicado, a UNITA no Huambo reserva-se ao direito de accionar todos os mecanismos legais de protesto, a fim de pôr termo às referidas práticas ilegais e antidemocráticas do MPLA na Província, para a salvaguarda dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos do Huambo.

Huambo, 13 de Junho de 2012

O secretário provincial p/ Comunicação e Marketing
……………………………………………………………
Emanuel Acácio Malaquias

Sem comentários: