sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ANGOLAYUAN



Eis um governo X-files que governa misterioso. Os únicos problemas que estão sempre premiados na sua agenda, e que resolve de facto e de jure, são a prisão e eliminação de opositores políticos. A destruição das casas das populações construídas com heróicos sacrifícios, pois nunca beneficiaram nem nunca beneficiarão, destes donos absolutos do petróleo angolano. É o apenas governar para demonstrar e inovar demais similares barbaridades.
O modelo de democracia seguido em Angola está de acordo com as leis seguidas pelas doutas universidades da China e da Coreia do Norte.
E pelo andar dos navios-petroleiros, parece que nascerá mais uma província chinesa, ou já secretamente instituída nos acordos dos misteriosos biliões de dólares, assim mais ou menos: Angolayuan.
Angola, esta cadeira eléctrica, onde todos nos sentamos, mas nunca sabemos quem nela escapará da electrocussão.
E as contas do petróleo, e as outras, tantas, infindáveis, que só vós tendes acesso? Mas afinal onde é que se está a gastar o dinheiro desta invenção, a que alguns chamam de nação?
E em Luanda não se fala de outra coisa: a invasão da grande muralha humana chinesa. É um erro muito grave, que trará, já trás, com toda a certeza problemas irresolúveis. Porque não é assim que se decidem as aspirações dos angolanos colonizados. E eles, os chineses, passeiam-se nas vestes do desprezo altaneiro dos conquistadores, colonizadores.
Que cooperação é esta, feita de chineses que vivem e trabalham como escravos?
Trata-se apenas de mais uma menos-valia para engrandecer a miséria de Angola.
Esta cooperação é o maior erro cometido até agora pelo Politburo. Pois é, os doadores não nos apoiaram na conferência. E por isso tivemos que correr aos nossos amigos chineses que nunca o foram. Também aconteceu o mesmo antes, com os nossos amigos revolucionários do Leste e de Cuba.
A China é muito diferente, não tem contemplações com o sistema de governo instituído. Mas também aprecia imenso elaborar contratos de amizade e cooperação duradouros com qualquer ditadura, porque assim é muito mais fácil negociar com a corrupção instituída.
Onde existirem minérios e outras matérias-primas, a China apoia, tal e qual como os imperialistas e colonialistas de antanho.
Angola, tão rica e contudo tão miserável.

Sem comentários: