quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iémen e Marrocos

Marroquinos organizam «levantamento popular» via Facebook

Milhares de jovens marroquinos estão a organizar-se através do Facebook para promover, no próximo dia 20, «um levantamento popular» exigindo uma constituição democrática.
Há dez dias, quatro pessoas conheceram-se na Internet e decidiram abrir um grupo no Facebook denominado «Democracia e Liberdade Agora». Hoje, já são cinco as páginas no Facebook que em Marrocos lutam pelos mesmos ideais, e que conseguiram reunir mais de 12 mil pessoas que unem forças através da Internet.
Entre outras reivindicações, os jovens querem o estabelecimento de um regime parlamentar no qual o rei seja soberano, mas não controle o poder executivo.
Pedem também a anulação da constituição actual e a criação de uma comissão institucional que outorgue a Marrocos uma nova carta magna coerente com as suas reivindicações políticas.
Uma das medidas mais urgentes que os organizadores do levantamento querem é «que se dissolvam todas as instituições como o governo, o parlamento e os partidos políticos cúmplices do regime».
O «Democracia e Liberdade Agora» quer que os protestos de dia 20 de Fevereiro não se limitem apenas à capital, Rabat, e pretendem que se estendam a todas as cidades marroquinas.



Iémen: Apoiantes do presidente ocupam Praça da Libertação

Centenas de apoiantes do presidente do Iémen ocuparam hoje a praça Tahrir (Praça da Libertação) na capital, Sanaa, para impedir os protestos convocados para quinta-feira, denunciou, em comunicado, uma coligação da oposição.
A plataforma Encontro Partilhado, que agrupa os cinco principais partidos da oposição, referiu que decidiu alterar o local do protesto, designado «dia da ira», que vai ocorrer no complexo universitário de Sanaa, para evitar confrontos com os apoiantes do Ali Abdallah Saleh.
Os apoiantes do chefe de Estado ergueram cinco grandes tendas de campanha na praça, onde tencionam promover uma manifestação paralela de apoio a Saleh, referiu a agência Efe.
Diário Digital / Lusa


Sem comentários: