sábado, 31 de dezembro de 2011

FIGURA INTERNACIONAL DO ANO 2011. Os povos do Norte de África e do Médio Oriente


Maputo (Canalmoz) – Os Povos do Norte de África e do Médio Oriente que não se resignaram e obrigaram os poderes dos seus respectivos países a convencerem-se que a Democracia é o “menos mau de todos os sistemas”, fizeram outro percurso. Vendo que as eleições eram viciadas ou impedidas eternamente impuseram o que já se chama “Primavera Árabe” e derrubaram governos fascistas e os seus respectivos ditadores de esquerda e de direita, ou estão ainda impondo novos rumos à governação dos seus respectivos países.
Tudo começou na Tunísia onde um jovem vendedor de rua sacrificou a sua vida incendiando o seu próprio corpo em protesto contra a condição a que o governo do seu país tinha remetido os jovens e o povo em geral. Tornou-se símbolo da revolta que viria a ser assumida por todos os seus compatriotas indignados com a pobreza, o desemprego, o autoritarismo e a corrupção governamental. Daria um exemplo de sacrifício que é preciso despender quando os instalados no Poder negam aos seus compatriotas direitos iguais.
Caiu o ditador Ben Ali, na Tunísia. Caiu o ditador Hosni Mubarak, no Egipto. Caiu o ditador Mouammar Kadhafi, na Líbia. Todos pareciam invencíveis. Todos possuíam enormes e poderosos exércitos, armados de equipamentos sofisticados e do mais moderno disponível no mundo, mas a razão prevaleceu. Os povos estão-se a impor e estão a vencer. Ninguém vence sentado!
Nenhum ditador consegue perpetuar-se no poder quando o Povo decide que chegou a sua hora.
Na Síria, Iémen, Jordânia, Arábia Saudita, a luta prossegue. Em Angola os jovens estão a dar as primeiras réplicas ao regime contestando o presidente do MPLA José Eduardo dos Santos que se impôs antes e desde 1992 iniciou uma guerra para impedir a segunda volta das eleições e manter-se como presidente da República sem nunca ter sido eleito.
Um pouco por todo o lado, se começa a defende a democracia que alguns que a vinham defendendo agora começam a questionar por os vencedores não serem os que eles queriam que fossem. Fica o exemplo da persistência dos povos que não se deixam vergar e assumem os altos valores da Democracia. Fica o exemplo dos Povos do Norte de África e do Médio Oriente que se está a espalhar por toda a África. Por isso o Canal de Moçambique e o Canalmoz elegem os povos mas sobretudo os jovens do Norte de África e do Médio Oriente como a FIGURA INTERNACIONAL DO ANO de 2011.
(Canalmoz / Canal de Moçambique)
Imagem: O Filho do Vento • books_o_filho_do_vento_pt_p.jpg
kitabulivraria.wordpress.com

Sem comentários: