terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Para garantir a realização das manifestações populares. Renamo diz possuir 3 mil homens armados na província de Manica



A garantia veio do próprio presidente Afonso Dhlakama

Chimoio (Canalmoz) - As manifestações populares há muito anunciadas pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vão contar com a participação de homens armados, visando confrontar a Polícia, em caso de reacção violenta dos homens da lei e ordem, assegurou o líder da Renamo na sua recente passagem pela província de Manica.
Dhlakama esteve na província de Manica a semana passada para reafirmar que “as manifestações irão ocorrer ainda este ano”.
O presidente da Renamo vem ameaçando desde há vários anos que irá responder às “fraudes” eleitorais com “manifestações”, mas essas tais manifestações nunca aconteceram. Todas as vezes que ameaça nada acontece pelo que caiu num total descrédito.
Esteve “acantonado” em Nampula vários anos sem se deslocar, com a sua residência na Rua das Flores cercada por forças especiais da Polícia da República de Moçambique. Recentemente encontrou-se em Nampula pela primeira vez com Armando Guebuza desde que este é presidente da República. Ficou-se então com a ideia que todas as ameaças tinham sido ultrapassadas, chegando a opinião pública a voltar a referir que mais uma vez Afonso Dhlakama “recebeu dinheiro do governo da Frelimo para se calar”. Depois do encontro com Guebuza, o presidente Dhlakama iniciou um périplo pela zona centro do País. Esteve na Beira onde se reuniu com quadros do seu partido e dai veio a Manica.
Aqui garantiu que “nem a FIR” – Força de Intervenção Rápida – “irá parar os manifestantes”. Alegou que “os manifestantes contarão com homens armados da Renamo para os proteger”.
Só na província de Manica, onde falava o presidente da Renamo, Dhlakama disse possuir “2.686 homens armados e treinados para actuar contra a Polícia em caso desta querer impedir as manifestações”.
Dhlakama disse que “os homens armados são antigos combatentes da guerra civil” que durou de 1976 a 1992, envolvendo a Renamo e as tropas governamentais que agiam em defesa da Frelimo como se de exército privado se tratasse.
Em Chimoio o presidente da Renamo, general Afonso Dhlakama, revelou dados sobre o posicionamento estratégico dos aludidos homens armados. Disse que os mesmos se encontram distribuídos por todos os distritos da província, sendo os distritos de Sussundenga, Machaze, Mussurize, Manica, Báruè, Guro e Tambara sendo neste último onde possui maior número de membros disponíveis.
Dhlakama garantiu que “está tudo pronto para a eclosão das manifestações”. Neste momento, disse, o seu pessoal “está só à espera da voz do comando para iniciar a marcha para desalojar a Frelimo do poder”. (José Jeco)
Imagem: Em nome do Presidente da Renamo Afonso Dhlakama, apresentamos os nossos ...
politicandomoz.blogspot.com

Sem comentários: