sábado, 17 de dezembro de 2011

Kabila. Democracia selvagem, golpe de estado e alta traição à Pátria?


«Kabila é reeleito presidente da República Democrática do Congo
KINSHASA — O presidente em fim de mandato da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, foi proclamado nesta sexta-feira vencedor da eleição presidencial de 28 de novembro pela Corte Suprema de Justiça (CSJ), a cargo de dar os resultados definitivos das eleições.
A Corte "proclama eleito por maioria simples o presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila", para um segundo mandato de cinco anos, declarou o primeiro vice-presidente da CSJ, Jerome Kitoko, depois de rejeitar um recurso de anulação apresentado por um candidato.
Dessa forma, foi confirmada a totalidade dos resultados provisórios anunciados em 9 de dezembro pela Comissão Eleitoral que davam vitória a Kabila, 40 anos, com 48,95% dos votos, à frente dos outros dez candidatos, entre eles o opositor de 78 anos Etienne Tshisekedi (32,33%), que rejeitou esses resultados e havia se autoproclamado "presidente eleito".
O CSJ, que devia inicialmente proclamar no sábado os resultados definitivos, o fez na sexta-feira à noite depois de rejeitar "por falta de provas" um recurso do candidato Vital Kemerovo (terceiro com 7,54%) que denunciava diversas irregularidades.
Os relatórios dos observadores nacionais e internacionais, entre eles os da União Europeia e o do Centro Carter, lamentaram a "falta de transparência" ou de "credibilidade" do processo eleitoral e denunciaram também as numerosas "irregularidades".»

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iAkMcLDX1YwhjexLrewoEcTSw4mw?docId=CNG.44bfb8443d87f1bc0d3dd0972fead0d3.e1
imagem: Polícia congolesa faz guarda no centro de Lubumbashi (AFP, Phil Moore)

Sem comentários: