terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Governo desmente, Revoltosos ripostam. País sob os olhares da comunidade internacional


Os acontecimentos graves que se precipitaram durante o dia de segunda-feira, 26 de Dezembro, na Guiné-Bissau, voltaram a colocar o país sob os olhares da comunidade internacional devido à insubordinação do poder militar ao poder civil. Perante a comunicação social, António Indjai procurou, no final da tarde de ontem, desvalorizar os acontecimentos e deixar mais explicações para a Primatura.
Carlos Gomes Júnior que, durante os acontecimentos se refugiou na Embaixada de Angola, ainda não proferiu nenhum discurso à Nação, aguardando que a calma regresse ao país.

No entanto, Aristides Ocante da Silva, ministro da Educação, assegurou que nada mais se tinha passado do que um assalto a um paiol do Exército.

Contudo, e apesar da tentativa do Executivo de passar uma imagem de serenidade, os confrontos, ainda que localizados, continuaram durante a noite de hoje em Bissau.

A falta de explicações para o sucedido enferma o ambiente na capital guineense, que teme a continuação da imposição da vontade militar. As movimentações sigilosas, que continuam a ocorrer, demonstram que algo mais se passou para além de uma mera sublevação militar.

O facto de o Primeiro-ministro ter permanecido em parte incerta nas primeiras horas do dia de ontem, bem como o acolhimento garantido pela Embaixada de Angola, indiciam o contrário.

Um elemento de renome da sociedade civil guineense confidenciou que se encontram ainda a monte diversas figuras civis acusadas de estarem envolvidas nos acontecimentos: «o cenário de tentativa de golpe de Estado poderá ainda envolver políticos de quadrantes ideológicos diferentes que não se revêem nas lideranças das actuais estruturas partidárias».

Bubo Na Tchuto tem sido apontado como o líder da sublevação e, por ordens do Estado-Maior General das Forças Armadas, terá sido detido na tarde de segunda-feira e conduzido para o quartel de Mansoa.

A protecção militar oferecida para a aterragem de uma avioneta em Jugudul, há duas semanas, alegadamente carregada de estupefacientes, terá servido de mote para a renovação da disputa entre as chefias militares, sendo que se desconhece até ao momento o real mandante desta operação, que volta a colocar o país na rota do narcotráfico.

A luta de poderes entre os militares acabou mais uma vez por degenerar num volte-face à estabilidade prometida, sendo que, à semelhança de Junho de 2009, uma tentativa de Golpe de Estado serviu para afastar alguns indesejáveis.

A única diferença é que, desta vez, Executivo e militares procuram desvalorizar a questão aos olhos da comunidade internacional.
(c) PNN Portuguese News Network
http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=28689

Sem comentários: