terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Guiné-Bissau: Vários políticos guineenses podem ser detidos. Tentativa de golpe militar


Bissau – Depois de abortada a tentativa de destituir o Chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas da Guiné-Bissau, Antonio Indjai, poderão vir a ocorrer detenções de alguns políticos suspeitos.
Segundo disse uma fonte militar à PNN, que confirma a existência de «fortes possibilidades» de se verificar o envolvimento de civis na frustrada insurreição, podem ainda vir a ser detidos alguns políticos suspeitos.

A residência do deputado e um dos destacados dirigentes do PAIGC (no poder), Roberto Ferreira Cacheu, foi violada na noite desta segunda-feira, 26 de Dezembro, por um grupo de homens fardados.

O referido político foi suspenso do partido, outrora indiciado no caso 4 e 5 de Junho de 2009, o qual resultara nas mortes de Baciro Dabo e Hélder Proença.

Muitos políticos deverão ainda ser sujeitos a convocação, no âmbito de uma comissão de inquérito, que vai ser criada para averiguar a identidade dos indivíduos implicados na intentona.

Sobre esta possibilidade, o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, não quis comentar, negando conhecer a existência de políticos implicados mas, apesar disso, dezenas de militares foram já presos, entre os quais estão soldados e oficiais.

Das altas patentes nas prisões militares figuram José Américo Bubu Na Tchutu, Chefe de Estado-maior da Armada, Watna Na Lay, antigo Chefe de Estado-maior do Exército na era de Veríssimo Correi Seabra e que actualmente desempenha as funções de Conselheiro do General António Indjai, bem como o actual vice-Chefe de Estado-maior do Exercito, Cletch Na Ghanh.

O móbil da revolta não foi patenteado porque os alegados autores não se fizeram apresentar mas foi possível apurar que o objectivo era inverter a ordem constitucional, mediante o afastamento do Chefe de Estado-maior
General das Forcas Armadas, António Indjai e a destituição do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Por motivos de saúde, o Presidente da República, Malam Bacai Sanha, não estará em condições de continuar a sua magistratura suprema em efectividade.

Lassana Cassama
(c) PNN Portuguese News Network
http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=28693

Sem comentários: