quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Europa ajuda Ásia a cair pelo terceiro dia consecutivo


Dados económicos do Japão, China e Coreia do Sul conduziram ao pessimismo dos investidores, que continuam a ser penalizados pela falta de uma resposta política forte da Europa à crise da dívida.
A ausência de uma solução para a crise da dívida na Europa e os dados económicos hoje divulgados na região da Ásia e doPacífico trouxeram o pessimismo para os investidores, mantendo uma tendência de queda que se prolonga há três dias.

Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt JORNALDENEGOCIOS

O MSCI Ásia-Pacífico segue a desvalorizar 1,6% para 111,54 pontos, acompanhando o comportamento negativo que ontem marcaram as praças dos Estados Unidos e da Europa.

Enquanto o Velho Continente continua incapaz de fazer frente à crise da dívida, também o crescimento na região oriental parece estar a sentir alguns obstáculos, segundo a Bloomberg.

Foram hoje divulgados vários relatórios que conduziram as acções para o terreno negativo. O índice que analisa o sentimento entre grandes industriais caiu mais do que o esperado no Japão. Na China, as estimativas para o índice dos gestores de compras apontam para uma contracção pelo segundo mês seguido. Da mesma forma, na Coreia do Sul, as vendas em lojas de retalho de maior dimensão desceram pela primeira vez em três anos.

Nesse sentido, o índice Nikkei japonês cedeu 1,66%, ao passo que o Topix desvalorizou 1,62%. O índice coreano perdeu 2%, enquanto que o chinês recuou 1,3% e caiu pela sexta sessão consecutiva.

Sem comentários: