segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MPLA esquece “Kangamba” na cerimônia de homenagens


Lisboa – Bento dos Santos “Kangamba” foi o único membro do MPLA que na cerimônia de homenagem, do dia 3 de Dezembro não recebeu medalha de reconhecimento destinada aos militantes que tem ajudado a crescer o partido no poder. O esquecimento, a “Kangamba”, esta a ser objecto de debate junto de sectores que cuja simpatia colhe.
Fonte: Club-k.net
No primeiro dia de entrega de outorgas, o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, foi condecorado com as medalhas “10 de Dezembro”, a mais alta distinção instituída pelo partido, “17 de Setembro”, “Deolinda Rodrigues”, “Hoji Ya Henda” e “Militante de Vanguarda. O conjunto de lápides foi colocado pelo secretário-geral do partido, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”.

Foram também distinguidos com distintas medalhas e categorias, o Vice-presidente e o Secretário-Geral do partido, Roberto de Almeida e Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, respectivamente. Idem, o vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o presidente da Assembléia Nacional, António Paulo Kassoma.

Foram ainda galardoados, pelo presidente José Eduardo dos Santos, os membros da direcção do MPLA e veteranos militantes do partido, com realce para Lúcio Lara, Lopo do Nascimento, José Agostinho Mendes de Carvalho, Maria Eugénia Neto, e dezenas de outros ex-dirigentes da organização e patriotas.

O processo de outorga será extensivo às províncias e municípios, prevendo-se a condecoração de cinco mil pessoas até ao dia 9 deste mês, com medalhas nas categorias “10 de Dezembro”, “17 de Setembro” de 1º e 2º graus, “Deolinda Rodrigues”, “Hoji Ya Henda” e “Militante de Vanguarda” de 1º, 2º e 3º graus.
A outorga foi dedicada também a órgãos, organismos e organizações que têm contribuído para a afirmação do MPLA, no quadro das festividades do 55º aniversário da fundação do partido, a assinalar-se a 10 de Dezembro.

De acordo com pareceres do presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos , no acto de lançamento, as medalhas que são outorgadas “sirvem de estímulo a um maior empenho e dedicação na realização dos nobres ideais que nos norteiam e possam aumentar a motivação para as tarefas da reconstrução, democratização e desenvolvimento da Nação angolana”.

A falha em terem esquecido, o empresário Bento Kangamba, precipitou a chamada de atenção nos bastidores do MPLA, por o mesmo, ser lembrado como um dos militantes que nos últimos tem dedicado a actos que produzem louros ao partido no poder. É líder do Comitê de Ação do Partido - CAP 114, que congrega quase toda comunidade do bairro Palanca, em Luanda.

Sem comentários: