terça-feira, 3 de novembro de 2009

Foto inédita do massacre da Praça da Paz Celestial é divulgada


Portal Terra JB ONLINE

ROMA - O jornal italiano l'Unità publicou uma imagem inédita do massacre da Praça da Paz Celestial, ocorrido no dia 4 de junho de 1989, em Pequim. A fotografia, tirada por um homem que sobreviveu aos confrontos, mostra corpos de estudantes mortos pelo exército chinês em meio a bicicletas, informou nesta terça-feira o site do jornal espanhol El País.

A imagem de um manifestante, até hoje anônimo, tentando conter o avanço de tanques circulou o mundo e se tornou um símbolo do episódio. Estima-se que centenas de pessoas morreram na repressão aos protestos, mas a China nunca divulgou o número oficial de mortos do que diz ter sido um movimento contrarrevolucionário. A ONG de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional afirma que até 200 pessoas permanecem presas por causa dos eventos de 1989.

21:21 - 13/10/2009

1 comentário:

Mariano Pedro Marcos disse...

Eu sou um Angolano,eu sei quanto isto é dificílimo para estes povo que neste momento vem sua família destruída por causa deste bombardeio, mas a este tipo de imagens não poderiam ser mostradas porque isto causa mal lembranças para estas famílias. Os governos tenham uma tarefa grande de organizar os seus exércitos para combater com este mal.