domingo, 12 de abril de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (44). Novela


Armando Vara está indigitado – coitados dos meus patrícios – presidente do Millennium Angola. In Eugénio Almeida Pululu


Depois de chegar, a Anita encostou-se-me e beijou-me. Senti o corpo dela tremer.
- Tremes porquê?
- Preciso de um bombeiro.
- Para quê?
- Para apagar um grande incêndio incontrolável no meio do meu corpo.

A campainha da porta interrompe-nos. Ela vai abrir, depois entra uma jovem. Anita põe a mão na boca com espanto:
- Oh!.. És tu?
É Malcolm X que vem disfarçado de mulher. Anita enerva-se:
- Que merda é essa? Mudaste de sexo?
- Não é nada disso. É por causa da polícia que anda atrás de mim. Vou demorar pouco tempo. Já está tudo preparado. Quando chegar a confusão, o tiroteio, não se assustem, somos nós que estamos a efectuar o golpe de estado.

Decidi intervir:
- Já leste o Tiradentes?
- Não, não li. Isso agora não interessa, o importante é passar à acção. Não posso perder tempo. Anita, se me acontecer alguma coisa... deixo-te isto.
Entregou-lhe um embrulho e antes de sair disse-me:
- Ó branco cuida bem da minha irmã.

Anita exaspera-se:
- Grande maluco, grande idiota com a mania que é o Malcolm X. Acho que é dos filmes de gangs que abundam por aí.
Não sabia o que dizer. Achei que tinha que falar qualquer coisa:
- Creio que ele não vai muito longe.
- Pois não. Aqui sabe-se tudo rapidamente, isto é quase como uma aldeia. Ele devia estudar e depois ir para outro país, como os outros fazem. Estou cansada e farta de tudo isto. Querido, vamos para a mesa jantar.
- Já comi, não sinto fome, mas faço-te companhia.

À mesa ela retoma a conversa:
- Apesar de termos estudos e não conseguirmos emprego, é melhor saber sempre alguma coisa, porque mais tarde nos será útil.
- Sem sabedoria as sociedades entram em permanentes convulsões sociais.
- O meu pai gastava o dinheiro nas mulheres, nunca se preocupou com os nossos estudos. Ainda andei uns anos a estudar, depois acabei por desistir.

Ela acabou de arrumar a mesa. Eu estava sentado no sofá muito pensativo, arrependido por me meter numa aventura que não sabia como terminaria. Estava irremediavelmente condenado por acreditar na conversa de aventureiros e candongueiros. Lembrei-me que estava na África Negra onde mês após mês, a vida se degrada sem solução. Anita senta-se em cima de mim:
- Estás pensativo porquê?
- Não sei como sair desta selva.
- Eu sei.
Levantou-se, despiu as bermudas e a camisola leve. Abriu as pernas e exclamou:
- Olha para a selva humana!
Apertei-lhe os mamilos com força:
- Ai! seu selvagem deixa-os desabrochar.
Arrastou-me até à cama e prometeu:
- Vamos fazer mamada toda a noite.

Elder ausenta-se à socapa para Portugal sem pagar os vencimentos a ninguém. Pagará quando voltar não se sabe quando. Pergunta-se ao irmão como serão as coisas. A resposta nunca varia:
- O dinheiro é com ele e não sei quando virá.

Foto: Angola em fotos

Sem comentários: