segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Origem da Grande Depressão de 2008 (45). Novela


Luanda. – No Kuango, província da Lunda-Norte, Norte-nordeste de Angola, os jovens revoltaram-se exigindo a independência. Há quarenta presos. Rádio Ecclesia

Militares fardados e armados da presidência da República de Angola, ao serviço do GRN-Gabinete de Reconstrução Nacional da Presidência da República de Angola, destruíram mais de duzentas casas no município de Viana, arredores de Luanda. As mais de duzentas famílias estão abandonadas. In Rádio Despertar


O telemóvel toca, verifico que é o Engenheiro Mecânico:
- Quero falar consigo.
- Está bem.
Notava-se que estava bastante chateado.
- Sente-se homem.
- Então…
- Então estou a ficar muito fodido com esta merda. Fui vigarizado, você como é o contabilista deve saber o que se passa.

Facilmente senti que vinha aí mais uma falcatrua do Elder. Argumentei:
- Também fui vigarizado, conte-me lá o que é que o Elder lhe fez.
- Aceitei trabalhar com ele na condição de ser sócio, depois isso não aconteceu porque aceitou o Heitor no meu lugar. Refilei e disse-me que receberia trinta por cento do total da facturação, o que acabei por aceitar.
- Não pagou? – Perguntei.
- Vou-lhe já contar… ele disse-me que era melhor vir para aqui viver, porque ficaria muito tranquilo e que tinha todas as condições criadas para isso. Tudo corria bem até ao fecho das contas do ano.
- Deu-lhe a volta. – Insinuei.
- Uma grande volta ao largo. Descontou-me a renda do alojamento, as refeições, a roupa que foi para lavar, água, luz, telefone, utilização do computador, só faltou o ar que respiro.
- Acho que não se lembrou disso. – Zombei.
- O melhor da festa foi quando me disse que a percentagem da facturação era vinte por cento.
- E você?
- Grande filho da puta maldoso…não sobra quase nada. Vou aguentar até aparecer outra empresa para trabalhar.
- O vosso acordo foi oral ou escrito? – Perguntei.
- Oral.
- Lamento meu amigo, foi vítima de má-fé.

CAPÍTULO VIII
O RELAÇÕES PÚBLICAS

Já tinha intimidade suficiente com o Kizua das Relações Públicas que me faz revelações espantosas:
- Ah! não sabe?! O doutor Elder tem uma amante mestiça, já tem um filho de cinco anos com ela…coitada da dona Ava.
- E ela não sabe?
- Acho que não.
Kizua faz-me uma advertência:
- Tenha muito cuidado com ele, é muito perigoso. Conheceu o programador?
- Não.
- Ele tinha um programador que trabalhava dia e noite a desenvolver software. Há mais de seis meses que não recebia um tostão. O coitado metia dó, passava fome, apanhou paludismo, deitou-se no sofá deu-lhe um ataque cardíaco e morreu. Ele não contribuiu com nada para o funeral. Portou-se como se nunca o tivesse conhecido. Ah… ele chegou-me a dizer que esse gajo não tem amigos.

Kizua ia-me espantando cada vez mais com as suas denúncias:
- O chefe do pessoal ficou entalado quando um carro fazia marcha-atrás. Partiu-lhe uma perna, ficou três meses em casa. Ele pagou-lhe um mês de salário, não contribuiu em nada para as despesas do hospital e medicamentos. O homem está aí a trabalhar de muletas.
- E o Engenheiro Mecânico? – Perguntei.

Foto: Angola em fotos


Sem comentários: