domingo, 20 de março de 2011

«Angola apóia militarmente e financeiramente Gbagbo » Presidente do Senegal


O Chefe de Estado Senegalês, Abdoulaye Wade, acusou o governo Angolano de dar apoio militar e financeiro ao Laurent Gbagbo, O presidente Gbagbo que recusa deixar o poder após as eleições de Novembro do Ano passado, que deram a vitória ao seu rival Alassane Ouattara, "trata-se da disputa interna entre Laurent Gbagbo e as forças políticas da oposição segundo Wade em entrevista slateafrique.com
De acordo com Wade a Costa do Marfim "entrou numa fase de guerra", mas tudo "depende deLaurent Gbagbo." Tendo em conta a existências de confrontos que "não podemos excluir" o risco de uma guerra civil. "Ninguém gosta de violência, todos nós somos contra a violência, mas no caso da Costa do Marfim, é inevitável."
Se houver intervenção estrangeira, talvez se pudesse evitar esse confronto. Mas, por enquanto, não há ninguém, excepto as forças que apóiam Gbagbo, os angolanos, que ajuda financeiramente e, talvez, militarmente.
"O Ocidente tem de assegurar que nenhuma entrada de armas entra na (Costa do Marfim), pelo ar ou pelo mar, de onde vem, particularmente de Angola ", disse.
Costa do Marfim foi mergulhado numa crise sem precedentes que se opõem incluindo Gbagbo e seu rival Alassane Ouattara que disputam o poder desde o final do segundo turno da eleição, cada um tendo formado seu governo, Gbagbo foi vencedor dada pelo Conselho Constitucional, enquanto o Sr. Ouattara foi eleito pela Comissão Eleitoral Independente.
slateafrique.com/Angola24horas.com

Sem comentários: