domingo, 20 de março de 2011

O Bloco Democratico exige a libertação imediata de Francisco Luemba




Francisco Luemba foi detido pela Direção de Investigação Criminal (DNIC) no aeroporto de Luanda, ontem dia 19, cerca das 21h00 e conduzido à prisão quando se preparava para viajar para Portugal por razões de saúde, após 11 meses de prisão.
Segundo o próprio explicou em contacto telefónico, a polícia angolana alega que Luemba estaria interdito de viajar pelo facto de estar implicado no atentado contra a equipa do Togo durante o Campeonato Africano das Nações CAN2010.
O Bloco Democratico exige a libertação imediata e incondicional do advogado Francisco Luemba, vítima de perseguição impiedoso do regime angolano pelo facto de ser um actvista pelos direitos humanos em cabinda.
Contudo, o membro da ordem dos Advogados de Angola e ativista de Cabinda foi absolvido por decisão do Tribunal Constitucional, após um processo polémico em que acabariam por ser retiradas as acusações iniciais que contra ele impendiam e depois da Assembleia Nacional ter alterado a lei nº7/78, dos Crimes Contra a Segurança do Estado.
O ativista, membro da extinta ‘MPalabanda’ organização cívica de Cabinda, esteve preso durante onze meses e foi libertado em dezembro do ano passado.
O advogado é o autor do livro “O Problema de Cabinda Exposto e Assumido à Luz do Direito e da Justiça” editado em 2008 pela Papiro Editora.
Angola24horas.com

Sem comentários: