domingo, 25 de março de 2012

Resposta da Comunidade de Berlim face as declarações do Senhor Embaixador Alberto Correia Neto


publicado no jornal do estado angolano Angop do dia 7.03.2012

Excelência Embaixador

Lamentamos bastante a forma como os responsáveis do regime Angolano empregam os termos da língua portuguesa que não é nossa língua, ao transmitir mensagens desassociados que não correspondem a verdade dos factos e realidade dos angolanos residentes na cidade de Berlim, infelizmente. Todos os angolanos informados sobre a lei das Associações cá em Berlim, sabem perfeitamente como eles funcionam. As leis das associações determina apenas um número mínimo dos associados para que este seja reconhecido no tribunal de comarca de Charlottenburgo no estado de Berlim e ou na Alemanha. Nas declarações do Senhor Embaixador publicadas pela Angop sobre o encontro que o Senhor teve com a comunidade no dia 3 de Março de 2012, não são verídicos e não correspondem com a realidade.
Senhor Embaixador, apesar de os angolanos terem herdado a pobreza e como também a desorganização, saiba que, em Berlim a comunidade não está desorganizada como pretende propagar no sentido de perpetuar a vossa política desonesta que apenas beneficia aqueles que se identificam com as cores do Partido no poder. É louvável a sua iniciativa de encontrar-se com a comunidade Angolana residente na Alemanha e ou em Berlim, mas saiba de que nós os angolanos querem um diálogo direito e não no entanto diálogo institucional. Se o pretexto do Sr Embaixador é de perpetuar a política do regime negado pela maioria do povo angolano, com orientações do Presidente da Republica e do primeiro secretário do MPLA o Sr Dino é um maior engano e, por outro a casa de Angola não irá resolver os problemas dos angolanos porque em Angola nunca resolveram problemas dos angolanos. As crianças morrem por falta de medicamentos e medicamentosa, outras mendigam na rua, ruas desaparecidos dentro da cidade de lixo por falta de saneamento básico, falta de luz e agua, estradas mal construidos e aburacados, jovens sem emprego e enfim, mas o nosso pais é rico e o dinheiro que os executivos roubam é investido apenas para incentivo da corrupção, trafico de influência e terrorismo do estado, porque se assim não fosse, seria suficiente para dar resposta aos fenómenos sociais enfrentados na maioria dos pobres angolanos.
E o senhor cá fora não pode e nem deve e ou mesmo ter direito de falar da desorganização dos angolanos, como diz o velho ditado, antes de tirar algo no olho do outro primeiro repara o teu olho. As poucas iniciativas que existem no seio dos angolanos e as associações (União Angolana, IAADH, África Yeto Cubata e Clube Ngola) já tentaram unir esforços em poder se criar em Berlim uma casa de Angola, a nobre ideia foi alterado e sabotado pelos bófias do MPLA que funcionam dentro da Embaixada por pessoas do Senhor Guido Castelo Branco e adida de Imprensa, a senhora Sara Fiario e enfim, porque eles não encontraram um terreno fértil onde pudessem dominar e por outro pelo facto da presença dos nossos irmãos da Iniciativa Angolana Antimilitarista para os Direitos Humanos (IAADH) que não aceitam pactos maquiavélicos, este foi o facto do fracasso, mas a comunidade em sim sempre viveu em grupos, os que exercem actividades associativas se encontram entre eles, os que vão igreja também ide e os que se encontram nos ambientes de copos e discothecas também tem o seu tipo de ambiente, mas em termos de problemas sempre nos unimos e quando há problemas no seio da comunidade nunca nos abandonamos uns aos outros. Quanto ao problema de dinheiro referido pelo Sr mesmo sem provas em dizer de que algumas associações foram criadas para apenas benefícios de dinheiro, por favor consulte os arquivos da tua empresa (Embaixada) e diga-nos, quantos milhões a Embaixada ofereceu as organizações e quem são estas organizações!
O Senhor Embaixador antes de tomar iniciativas de iniciar qualquer actividade em prol da comunidade devia primeiro exercer o trabalho da consulta e assim ajudaria o senhor construir mais ambições. Porque pelo tempo que muitos dos angolanos se encontram cá na Alemanha não é o senhor Embaixador que vai ensinar a estes angolanos de que maneira ou forma, deles poderem viver na Alemanha ou como dar-lhes com as leis. Temos no ceio da comunidade pessoas que sempre dedicaram sua vida instruindo a comunidade nos seus problemas sócias. Mas como não tem a filiação com o MPLA nunca foram chamados para serem ouvidos. O Problema maior e o fracasso do regime dirigido pela maioria do MPLA é o facto de não acreditaram na capacidade dos angolanos e, esta forma de tratamento dos angolanos prejudica muito a nossa convivência como irmãos e ao mesmo tempo destrói o diálogo interno entre irmãos. A Embaixada é tida como casa do MPLA no exterior invés de o erário público do estado Angolano, os novos empregados empossados na embaixada são na sua maioria membros do MPLA recrutados no seio dos exilados e outros antigos estudantes e ou trabalhadores com cadastro sujo no seio da nossa comunidade em Berlim e alguns não foram reciclados para assumir qualquer responsabilidade dentro daquela nobre erário público do estado angolano, assim acredita em sim mesmo desta forma vieste resolver os problemas dos angolanos na Alemanha?
Nos estados verdadeiramente democráticas, um cidadão para trabalhar no órgão do seu estado as cores partidários não jogam papel nenhuma e nem são condicionados, mas sim desde que apresente aptidão no sector onde vai trabalhar é empregado para servir no desenvolvimento do seu estado.Em Angola não é assim é preciso ser do MPLA e em Berlim a célula do MPLA, JMPLA, OMA todos estes siglas partidários funcionam dentro da embaixada e não conhecemos um sequer de um outro partido como funcionário da Embaixada. E nós os Angolanos perguntamos ao Sr Embaixador porque esta tanta divisão e ódio entre Angolanos. Ontem éramos divididos pela guerra civil dos Beligerantes (UNITA e MPLA), mas a guerra terminou com a morte do Savimbi e hoje porque esta divisão entre angolanos. O que os angolanos tem por conhecimento, a lei angolana proíbe os partidos políticos terem representação no exterior e nenhuma legislação angolana ofereceu direito de-o partido no poder instalar seus órgãos políticos nas embaixadas, o Sr Embaixador pode explicar os angolanos porque razões o MPLA abusa e viola a constituição de Angola?
Nós os angolanos percebemos perfeitamente o funcionamento do aparelho político, é um enorme engano do vosso lado minimizarem este ponto de vista importante que vai custar-vos justiça um dia se o poder for reduzido e vos reduzir as imunidades que vos veste a arrogância de abusos institucional. Temos conhecimento de todas as manobras de infiltração do MPLA nas estruturas do estado para punir aqueles que tem opinião diferente á do regime. Onde está a sua honestidade e realidade senhor Embaixador. Se o projecto do Embaixador é mesmo de abrir na Alemanha uma casa de Angola, então saiba de que dentro daquela casa obrigatoriamente terá de funcionar 77 partidos agora registados em Angola. Porque senão é mais fácil ser chamado casa do MPLA e muito menos casa de Angola. Nós os angolanos pensamos que, no dia 3 de Março de 2012 foi apenas um dia para comemoração do dia da OMA e nós que não comungamos e ou não pactuamos com comeres e beber para não envenenar as mentes preferimos não sustentarmos a vossa política enganosa. Em Berlim há angolanos incorruptíveis e aberto a qualquer dialogo desde que seja um dialogo franco que ajude o progresso da nossa comunidade. Conhecemos os problemas da comunidade e também como solucionar, esperamos um dialogo aberto e em conjunto escrevermos a história que restará para todas as gerações angolanas vindouras na Alemanha. Este será o maior presente ou bem dizer o maior testamento que deixaremos para os nossos filhos.
Sem mais outro assunto agradecemos a sua Excelência pela atenção dispensada.
Comunidade angolano em Berlim
Contacto, postfach 04 06 68, D-10063, Berlim/RFA
Fonte: Email
Imagem: Comunidade angolana na Alemanha saúda o 4a aniversário do Informativo ...
gingaocultural.org

Sem comentários: