terça-feira, 27 de março de 2012

Governador Ernesto Muangala destaca acções sociais para desenvolvimento da província


Dundo - O abastecimento da energia eléctrica à cidade do Dundo, sede da província da Lunda Norte e periferia, será elevado para dezasseis megawatts contra a metade da actual capacidade com a implantação de grupos geradores alternativos.

Fonte: Angop Club.k-net
Falando neste domingo no programa Espaço Público da TPA, em Luanda, o governador anunciou haver um esforço do pelouro para a reabilitação da Central Hidroeléctrica do Luachimo, até então a principal fonte de fornecimento de energia durante mais de cinco décadas e cujo funcionamento baixou de quatro para duas turbinas.


No domínio da Comunicação Social o governante realçou a expansão do sinal da rádio, com a colocação de emissores repetidores em vários municípios.

Já na vertente do ensino superior, a prioridade vai para o município do Cuango, numa primeira fase, que poderá, pela sua localização geográfica e sob o ponto de vista económico e social, atender os outros seis municípios do sudoeste da província.

Para responder alguma das inquietações da juventude, o governador Ernesto Muangala disse terem sido já concluídas 32, das 92 residências inseridas no Programa Nacional "Angola Jovem", e neste momento encontram-se à disposição dos concorrentes para a sua aquisição.

Anunciou que as infra-estruturas viárias, tais como a estrada que liga a vila de Cafunfo, no município do Cuango, a Caúngula, um percurso de cerca de 90 quilómetros, está submetida a um concurso público, assim como as obras na estrada 180, que liga a cidade do Dundo a Saurimo, passando por Lucapa, adjudicadas as empresas SNTC e Mota-Engil.

No domínio da saúde, Ernesto Muangala fez saber que 69 médicos de várias especialidades laboram em 64 unidades sanitárias da província da Lunda Norte, província que conta com mais de um milhão de habitantes.


Sem comentários: