terça-feira, 20 de março de 2012

Chivukuvuku provoca deserções na JMPLA



Lisboa - Um grupo de dez jovens que ocupam as funções de coordenadores do núcleo da JMPLA na comuna do Ngola Kiluanje, distrito do Sambizanga abandonaram as estruturas do partido no poder, para abraçar o novo projecto político de Abel Chivukuvku, a Convergência Ampla de Salvação nacional (CASA).
Fonte: Club-k.net
Dez 1º Secretários abandonaram
O grupo de desertores ao qual figuram nomes como Lutonadio Paulo, Benvindo Kamalando, Oliveira Pedro, Zua Muondo, Casimiro chefiavam o braço juvenil do MPLA, nos bairros Pedreira, São Pedra da Barra, Ossos, Encib, Porto Pesqueiro, Nguanha, Val Saroca, Dimuca, Antero e o núcleo da Rua dos Leos Bravos.
Desde a semana passada, que Chivukuvku lançou o seu apelo, a nação, está é a primeira deserção a ter lugar nas estruturas do MPLA, embora haja conhecimento de outras personalidades que optam por não se manifestar publicamente, o seu apoio ao projecto CASA, devido a condição financeira a que se encontram.
O descontentamento dos membros da JMPLA do município do Sambizanga começou a ser sentido quando na segunda semana de Setembro de 2011 recusaram se a comparecer numa actividade do comitê provincial do MPLA, na cidadela. A resistência dos mesmos foi por terem se sentido tocados com a detenção de jovens do municípios que foram presos por participares na manifestação do dia 3 de Setembro.
Há dados que apontam a uma eventual saída do Primeiro Secretario da JMPLA no Município do Sambizanga, Orlando Paca, neste caso dissociadas ao apelo de Chivukuvku mas devido a incompatibilidade com o primeiro Secretario do Partido, José Eduardo Reis que move influencia para o seu afastamento. (Orlando é amigo do ex- administrador José Tavares, o principal rival de Eduardo Reis).
Futuro político dos desertores
Os antigos coordenadores da JMPLA deverão fazer parte de um grupo de jovens que está prestes a anunciar a criação da agremiação juvenil da Convergência Ampla de Salvação Nacional (CASA).
A agremiação juvenil de Chivukuvuku encontra-se ainda em fase de uma comissão instaladora composta por 10 elementos e atenderá pelo nome de Juventude Patriótica de Angola (JPA). O seu actual coordenador é Aquino Gonguela, oriundo da JURA. O coordenador adjunto da JPA, é Adolfo Campos, até pouco tempo responsável do Bloco Democrático no Rangel que terá entrado por intermédio de Alexandre Dias dos Santos “Libertador”, figura que responderá pelas actividades da CASA no distrito do Sambizanga e Cazenga.
Congresso
A Juventude Patriótica de Angola (JPA) deverá realizar o seu congresso constituído no mês de Abril antecedendo ao conclave da Convergência Ampla de Salvação Nacional (CASA) marcado para Maio. É a margem do congresso da JPA que os jovens da JMPLA serão publicamente apresentados ao qual farão a declaração de renuncia ao partido no poder.
Enquanto a CASA terá Abel Chivukuvuku como único candidato, a JPA estará nas mesmas condições. Aquino Gonguela, o actual coordenador deverá concorrer sozinho no congresso. O seu futuro Secretario Geral adjunto deverá ser uma figura vinda da sociedade civil.
Aquino Gonguela que é formando em ciências jurídicas, é conhecido nas lides política por ter sido o porta-voz da JURA. Esteve na UNITA-Renovada de 1998 até 2002. Depois da reunificação do Partido foi durante 4 anos Secretário Nacional para a Informação da JURA, mas acabaria por ser afastado por “infração disciplinar” por alegadamente ter encabeçado um levantamento contra o então SG, Liberty Chiaka.
Na véspera do X congresso da UNITA, apareceu integrando a corrente de Abel Chivukuvuku. Dizia-se na altura que caso Chivukuvuku fosse eleito líder da UNITA, a nova direção do partido forçaria, um Congresso extraordinário na juventude do “Galo Negro” para permitir que Aquino Gonguela fosse eleito Secretário-Geral do braço juvenil.

Sem comentários: