quinta-feira, 15 de março de 2012

Esta é a Angola que o MPLA diz ser uma « democracia » ? - Patriota Liberal


Paris - A violenta repressão de anteontem (10/03/2012) contra os manifestantes que contestavam a designação da senhora Suzana Inglês como presidente da CNE (Comissão Nacional Eleitoral) deixou-me muito chocado e agastado ! O que me leva a interrogar-me sobre o que o Presidente José Eduardo dos Santos (JES) quer realmente fazer do nosso país Angola.

Fonte: Club-k.net
Quer que Angola seja mesmo uma democracia ou não ? Qual será o futuro do país ? Vamos continuar vivendo e suportando um regime que se diz « democrático » enquanto, na realidade, de democracia só tem o nome ? E que não hesita em massacrar o seu povo para conservar o poder ? Qual é a sua visão para Angola ? O que quer ele que Angola seja daqui há 10 ou 20 anos ? Vai continuar a adiar o desenvolvimento tão almejado de Angola, impedindo que se crie novos canais televisivos e jornais privados que não sejam da linha ideológica do MPLA ? Fazendo de todos aqueles que queiram ter um bom emprego ou cargos públicos…membros do MPLA ? Onde vai Angola com este tipo de governação ? Quero que o Presidente JES responda a estas interrogações com toda franqueza e sem hipocrisia política ?

Angola nosso país, é considerada pelos atuais governantes, como sendo uma democracia ou bem um país democrático. Mais olhando para o estado do que eles chamam de "democracia" algumas perguntas nos vêem ao espírito. Será que Angola é mesmo um país democrático ? Que tipo de democracia é esta ? Porque razão as manifestações de descontentamento são reprimidas duramente ? Qual é a verdadeira democracia ao nível mundial que não deixa os cidadãos demonstrarem o seu descontentamento através da manifestação ?

Porque razão nos é negado o exercício de muitos direitos e princípios consagrados na Constituição do nosso país ?
Uma nação é considerada democrática quando existe liberdade de expressão, de reunião, de opinião e de manifestação. Quando há a alternância pacífica e livre do poder. Quando existe o estado de direito, uma justiça independente etc. Todos estes componentes da democracia em Angola não existem. Ou se existem, não são permitidos de funcionar plenamente.

O senhor Presidente da República de Angola, JES, disse há algum tempo atrás que « a democracia nos foi imposta », mas também que « ela não enche a barriga de ninguém ». Através destas afirmações já podemos entender porquê a nossa democracia é apenas de fachada. Tudo que se faz sem a boa vontade, mas com o sentimento de obrigação não fica bem. Porque é feito sem amor, isto é, sem motivação. O amor sendo a fonte de motivação e do bem. O presidente José Eduardo dos Santos aceitou « decretar » a democratização de Angola não porque queria que uma nova éra começasse no país, mas sim porque as circunstâncias do então obrigaram-lhe a fazê-lo. Isto quer dizer que ele não tem o espírito democrático, não está animado por este espírito. Daí o estado caótico da nossa « democracia ». Este regime gostaria continuar com o sistema de partido único e com a política liberticida que sempre levou desde a acessão de Angola à independência.

Mas, uma coisa é certa, a democratização de Angola é irreversível. Nunca mais, nós Angolanos, aceitaremos continuar a viver sob um regime de opressão, autoritário, ditatorial, tirânico etc. Muitos Angolanos morreram para que Angola se tornasse numa democracia. Os sacrifícios consentidos pelos angolanos durante décadas não podem ser em vão. A razão de ser destes sacrifícios é a libertação total dos Angolanos de todo tipo de opressão.

Preferimos viver com barrigas vazias mas livres. Do que com barrigas cheias mas escravos da plutocracia no poder. Os Angolanos combateram o colonialista português para serem totalmente e definitivamente livres da opressão. Ao invés disto, o grupo de elementos que tomou o poder e que pretende o exercer em nome do povo, tornou-se num novo tipo de colono muito mais cruel e impiedoso. Nós denunciaremos e combateremos qualquer tentativa tendente a manter-nos sob o jugo da ditadura ou de qualquer outra forma de opressão.

As especificidades de Angola requerem que, para que possamos viver a paz constante e a estabilidade, os sistemas político e o económico sejam abertos e democráticos. Toda tentativa consistente a perpetuar e acentuar o regime autoritário que submete os demais Angolanos a seu bel-prazer apenas contribuirá a desestabilizar cada vez mais o nosso país.

Os nossos governantes devem saber que o mundo funciona segundo um sistema de cíclos (períodos). Em cada cíclo, novas coisas acontecem. E este é o cíclo da democratização efetiva de Angola e de toda África.

A manifestação é um dos direitos garantidos pela Constituição da República de Angola. Mas não entendo porquê é que o exercício deste direito é sempre travado em Angola. Porque teme o governo angolano que o povo manifeste ? Se tem medo das manifestações, porquê é que introduziu este princípio na Constituição que impôs aos Angolanos ? A isto chama-se hipocrisia. E é prova tangível e irrefutável de que o regime que impera em Angola é autoritário, e ele deve ser denunciado e combatido por meios legais e pacíficos. Mas enérgicos. Porque cada coisa tem o seu tempo. E o tempo em que as ditaduras prosperavam no mundo inteiro já acabou. Não há mais espaço para ditaduras e regimes opressores no mundo do século 21. Não entendo porquê é que este regime teima em prosseguir levando políticas liberticidas no país. Mesmo sabendo que acabará por ser derrubado. O governo de José Eduardo dos Santos não entendeu que os tempos mudaram e que tem que adaptar a sua governação à sociedade atual.

Como patriota angolano discordo totalmente com a maneira como o presidente JES está a gerir a situação pós-guerra. Nomeadamente ao que diz respeito à reconciliação nacional, a inserção social dos ex militares, a preparação das eleições, para citar apenas estas. O MPLA, na pessoa do seu presidente José Eduardo dos Santos, está a fazer todo o seu possível para as eleições não serem transparentes. O povo angolano já se apercebeu das manobras do MPLA, que não quer eleições justas, livres e transparentes. Porque está certo da sua derrota caso estas respeitarem estes princípios. Por isso está orquestrando a fraude eleitoral.

Quero que o MPLA saiba o seguinte :
Primeiro, Angola não é propriedade privada do MPLA e nem da família dos Santos. Ela é a terra que Deus deu a todos angolanos. Ninguém pode privar os angolanos do direito de se realizarem no seu próprio país.

Segundo, o JES tem que saber que a época do Partido-estado já acabou. As mentalidades dos dirigentes e militantes do MPLA devem evoluir e adaptar-se à vida numa sociedade democrática, onde os cidadãos gozam de todos direitos e liberdades garantidos pela Constituição de Angola e pelos tratados sobre os direitos humanos. Jamais nos calaremos diante dos actos de abuso de poder do regime ditatorial do senhor JES. Fomos criados livres e queremos continuar a sê-lo, ninguém tem o direito de nos oprimir. Não renunciaremos aos nossos direitos fundamentais. Continuaremos a lutar por eles, custe o que custar. As manifestações vao prosseguir. Denunciaremos e combateremos qualquer governo que nos quiser oprimir. Seja ele do MPLA ou de qualquer outro movimento.

Terceiro, o grande impedimento ao desenvolvimento de Angola chama-se José Eduardo dos Santos. Este senhor está a dividir os angolanos com as políticas que está levando até aqui. Fala de reconciliação nacional. Quais são os angolanos que andam reconciliados ? Os manifestantes que foram violentados e feridos pela polícia de José Eduardo dos Santos (JES) andam reconciliados com o governo opressor do MPLA ? As famílias dos mortos do 27 de Maio andam reconciliados com o MPLA ? Os Angolanos mortos no conflito pós-eleitoral pelo simples fato de pertencerem a uma certa região do país andam reconciliados com o MPLA ? É tudo hipocrisia e mentira. O JES tem que ir a Africa do Sul aprender a lição do perdão e de reconciliação nacional com o grande Nelson Mandela. Porque o que se passa em Angola é uma farsa. Nós Angolanos estamos fartos de JES. Ele tem que deixar o poder a quem vai reconciliar verdadeiramente os Angolanos e que vai trabalhar para que Angola se torne numa grande democracia africana. 33 anos no poder é mais do que suficiente. Angola não é monarquia absoluta nem constitucional. Mas sim uma República com mandatos limitados.

Quarto, a arrogância do MPLA é que vai provocar a queda deste partido. A Bíblia diz que « a soberba precede a ruina, e a altivez do espírito precede a queda ». O MPLA é tão soberbo, tão arrogante que acha que é dono de Angola e que pode tudo fazer. Mas saiba que o dono de Angola é o Deus Todo Poderoso e criador de tudo quanto existe. E é Ele que irá pôr um termo aos abusos de poder do MPLA e do seu presidente JES.

Para terminar, lanço um apelo a todos jovens angolanos a descerem às ruas manifestar de maneira ordeira e pacífica o nosso aborrecimento de viver numa sociedade fechada a cadeado. De viver numa sociedade cheia de injustiças, de desigualdades, onde só os filhos e os familiares dos governantes têm direito a todas oportunidades. De viver numa sociedade onde o estado de direito não é respeitado. De viver numa sociedade onde a lei apenas é aplicada aos fracos e pobres. De viver numa sociedade onde impera a impunidade ao saque dos bens públicos pelos dirigentes…

Encorajo a todos estes jovens que são apresentados na televisão como sendo marginais, delinquentes etc. a participar massivamente nas manifestações a fim de reivindicarem os seus direitos constitucionais de ter um emprego, de poder estudar… Ao invés de cometerem atos de vandalismo. Porque todos nós sabemos bem que muitos destes jovens se entregam à vida do crime por falta de oportunidades de estudos, de emprego etc. Pode-se verificar a veracidade desta afirmação inteirando-se da idade dos jovens delinquentes. Dizendo isso, não estou a entrar em defesa dos atos repreensíveis que estes elementos cometem. Estou tão somente a analisar as causas que empurram esta juventude « sacrificada » a abandonar-se ao crime.

Lanço também um outro apelo a todas vozes relevantes da sociedade angolana, a todos patriotas angolanos, nomeadamente aos líderes religiosos, aos partidos políticos, as associações de defesa dos direitos humanos…em suma, a todas forças vivas da Nação angolana, é chegado o tempo de levantarem as suas vozes, a fazerem ouvir as suas vozes denunciando todas práticas anti-democráticas, todas violações da lei e sobretudo da Constituição da República de Angola, e todos abusos de poder que se observa quotidianamente em Angola. O silêncio dos bons é tão culpado quanto a maldade dos maus.
A Bíblia diz que a Igreja é « a coluna e firmeza da verdade », os líderes religiosos ao invés de ladearem o poder político ao ponto de tornarem-se coniventes das suas práticas maquiavélicas, deveriam alinhar-se do lado da justiça, porque Deus é justo e ama a justiça. Um cristão sempre fica do lado da justiça e denuncia tudo que vai no sentido oposto à da justiça. Os líderes religiosos que correm atrás dos privilégios e benesses do governo do MPLA e depois fecham os olhos diante de tantas injustiças, não são dignos de falarem em nome de Deus. Porque estes não são filhos de Deus, mas sim do diabo. São oportunistas sem escrúpulo e sem carácter.

Defendam a justiça e Deus vos recompensará neste mundo e no Céu.

« Mais justa Angola for, mais forte ela sera ».
Patriota Liberal,
O Revolucionário Anticonformista !
E-mail : patriota-liberal@hotmail.com

Sem comentários: