quinta-feira, 8 de março de 2012

Polícia diz que jornalistas da CNN foram presos por filmar sem autorização


Detidos no último fim-de-semana em Maputo
Maputo (Canalmoz) – A Polícia moçambicana diz que a detenção de três jornalistas de uma estação televisiva norte-americana, CNN, sedeados na África do Sul, na última sexta-feira, em Maputo, deveu-se a filmagens sem autorização dos mercados Fajardo, Malanga e de uma viatura de patrulha da Polícia que estava estacionada no local.
O porta-voz do Comando-Geral da Polícia, Pedro Cossa, disse ontem à Imprensa que o produtor do programa “Inside África” da CNN, Aja Harris, o repórter Errol Barnet e o operador de câmara, Peter Ruben, entraram no país com o pretexto de vir fazer uma reportagem sobre a menina moçambicana de 12 anos que ganhou uma medalha durante os X jogos Africanos realizados em Maputo o ano passado.
Segundo Cossa, os jornalistas foram vistos em três ocasiões a fazerem filmagens “sem nenhuma autorização” na cidade de Maputo. “Até aí, a Polícia pensou que fosse brincadeira, mas quando captaram imagens do carro das autoridades policiais, o disco mudou”.
“Porque no local da ocorrência dos factos não havia ambiente para interrogatório aos jornalistas, convidamos-lhes a acompanhar-nos para a esquadra mais próxima. Não foram detidos, mas, sim, interpelados para explicarem o que estavam a fazer”, diz agora Pedro Cossa.
Os jornalistas estiveram detidos várias horas e só foram libertados por interferência de Augusto Paulino, procurador geral de República.
O porta-voz do comando geral da PRM, lamenta o aproveitamento que se tentou tirar deste episódio porque “eles disseram que vinham entrevistar Maria Mabdjaia e sua família, mas estranhamente nem a família estava informada e nem eles sabem falar português”.
De acordo com Pedro Cossa, “é preciso fazer respeitar a nossa coisa”, “Eles deveriam ter se apresentado ao Gabinete de Informação antes de fazer qualquer trabalho. Nós também quando estamos lá respeitamos as suas leis”, disse referindo à terra dos norte-amaricanos.
O primeiro-ministro Aires Ali quando tomou conhecimento da ocorrência ordenou que o Gabinfo apresentasse desculpas aos jornalistas. (Cláudio Saúte)
Imagem: O jornalismo nasce no bojo da opinião pública com o propósito de “lutar” ...
magnoliasdesbotadas.blogspot.com

Sem comentários: