sexta-feira, 9 de março de 2012

Renamo diz que matou sete agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR)


Em consequência do assalto da Polícia à sua sede em Nampula

Polícia tem outra versão

Maputo (Canalmoz) - Sete agentes da FIR, incluindo o comandante da unidade que perpetrou a acção, foram abatidos na manhã desta quinta-feira quando assaltavam a sede do partido Renamo em Nampula. Os agentes da FIR foram abatidos por desmobilizados de guerra do partido de Afonso Dhlakama, segundo o secretário-geral desta formação política, Ossufo Momade. Mas a Polícia tem outra versão de que damos conta numa outra notícia nesta edição.
O secretário-geral da Renamo, avançou os dados de balanço do assalto que as forças especiais (FIR) da Polícia da República de Moçambique (PRM) efectuaram ontem, cerca das 05h00 da manhã à sede provincial da Renamo em Nampula, numa conferência de imprensa em Maputo, às 10h30. A conferência de Imprensa convocada pela Renamo, poucas horas depois da ocorrência em Nampula, serviu para abordar os acontecimentos que estão a deixar Nampula em alvoroço e ameaçam estender-se ao resto do País.
Na referida conferência de imprensa esteve presente o general “Bob”, Hermínio Morais, um dos mais temidos operacionais da Renamo durante da Guerra Civil, que é agora membro da Assembleia Municipal da Cidade de Maputo e já foi membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança.
O SG da Renamo, general Ossufo Momade, disse na ocasião que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, já telefonou ao chefe de Estado moçambicano, que é simultaneamente presidente do Partido Frelimo, Armando Guebuza, a perguntar-lhe se o ataque da FIR à sede da Renamo era do seu conhecimento ou não. Até à realização da conferência de Imprensa, segundo o SG da Renamo, Armando Guebuza ainda não tinha respondido.
Uma tentativa semelhante havia sido programada pela FIR para quarta-feira, por ordens que, segundo ontem noticiámos, haviam sido dadas por agente do SISE provenientes de Maputo. Essa acção acabou por não se realizar, alegadamente porque em Nampula houvera quem se opusesse a uma intervenção militarizada da força especial da PRM. Contudo, o assalto da FIR acabou por se concretizar na madrugada seguinte, ontem, cerca das 05h00 da madrugada, tendo um forte tiroteio durado entre vinte e cinco e trinta minutos, pondo em alvoroço as imediações da sede da Renamo e deixado Nampula sobressaltada.
Sobre o ataque à sede da Renamo em Nampula, o SG do Partido Renamo, Ossufo Momade disse que foi ordenado pela ala radical do partido Frelimo que pretende minar a paz, que foi conquistada com muito sacrifício.
O secretário-geral da Renamo lembrou à tal “ala radical” da Frelimo que o seu partido ama a paz e tudo tem feito para manter a paz, mas não vai deixar de responder quando for atacado pelas forças da Frelimo. “Nós amamos a paz e tudo temos feito para manter a paz, mas não vamos tolerar ataques a pessoas indefesas que se encontram na nossa sede”, disse, para depois acrescentar que Afonso Dhlakama está agastado com a atitude da FIR.
Ossufo Momad disse ainda que da parte da Renamo não houve nem mortos, nem feridos. (Matias Guente)
... Forças especiais em Nampula para libertar sequestrado pela Renamo
zwelangola.com

Sem comentários: