terça-feira, 14 de setembro de 2010

Editorial – 2. Vamos todos apoiar agora a ‘Campanha r2k’ (Right to Know)


Maputo (Canalmoz) - O povo moçambicano distinguiu-se pela solidariedade para com o povo sul-africano, vítima da discriminação e da opressão durante a Era do Apartheid. Hoje, tal como outros povos, somos chamados a manifestar de novo a nossa solidariedade para com a África do Sul, desta vez para com os nossos colegas da comunicação social sul-africana.
No país vizinho do Rand, importantes forças políticas movimentam-se para amordaçar a comunicação social independente. Pretendem jornalistas subservientes, que reflictam e disseminem a “verdade oficial”. O objectivo, é estancar a posição consequente assumida por colegas nossos na denúncia do compadrio, do nepotismo, da corrupção, da aliança com o crime organizado, do tráfico de interesses e do jogo sujo no âmbito da adjudicação de contratos.
Desejam essas forças hostis à Liberdade de Impressa instituir um Tribunal para a Comunicação Social, alicerçado numa nova Lei da Protecção da Informação. Por outras palavras, querem a imposição de um sistema de censura.
Não deixa de ser sintomático que os autores da iniciativa representam os sectores directamente envolvidos nesses males que afligem a nova África do Sul democrática.
Mas a classe jornalística sul-africana não está só. Intelectuais, estudantes, a sociedade civil, em suma, os cidadãos de todo país unem as suas vozes em torno da campanha pelo Direito de Saber. O Canal de Moçambique também já depositou o voto de solidariedade para com os colegas sul-africanos em www.r2k.org.za
Vamos todos ajudar a estancar uma sinistra iniciativa do governo sul-africano para que não sirva de inspiração aos que cá dentro vêem na denuncia do nepotismo, e na denúncia da corrupção e dos privilégios de quem governa à custa do erário público, um atentado à segurança do Estado.
A África Austral e o Mundo estão agora a enfrentar uma nova luta pela Liberdade. A luta contra os fascistas tem de ser permanente. A luta é contínua. A Liberdade tem de vencer.
A Luta constante dos jovens moçambicanos fez o governo rever políticas erradas. Provou-se mais uma vez que vale a pena lutar.

(Canal de Moçambique) 2010-09-09 07:14:00
Imagem: ibismz.or

Sem comentários: