sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Governo não está a levar a sério as exigências do povo


– afirmam partidos da oposição

Maputo (Canalmoz) – Os partidos da oposição com representação na Assembleia da República, afirmam que, o que o Governo está a propalar desde que rebentaram os tumultos não está a convencer a ninguém. Dizem mesmo que o Governo está a “brincar com o povo moçambicano”.
“Tudo que o Governo está a dizer sempre o disse e não passam de politiquices”. Quer a comunicação do Presidente da República assim como do Conselho de Ministros não respondem aos anseios do povo moçambicano, para os partidos da oposição.
O Secretário-Geral (SG) do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) Ismael Mussa disse ao Canalmoz que as manifestações abrandaram quando anunciou-se a comunicação do PR. Mas a comunicação do PR, segundo Mussa, não trouxe nada de novo e a violência voltou. Com a sessão do Conselho de Ministros, diz, a violência voltou a baixar, porque havia expectativa em relação à resposta do Governo. Mas o Governo voltou a não trazer respostas. Mussa acrescenta que o Governo se está revelar incapaz perante a actual situação económica. “Os discursos não estão a convencer a ninguém”.
O SG refere que o povo quer saber o que vai acontecer nos próximos dias em relação ao custo de vida.
Para Ismael Mussa este é o momento em que o Governo deve deixar-se de discursos desenquadrados com a realidade e trazer soluções para o elevado custo de vida. “Não adianta convocar o Conselho de Ministros para voltar a falar do Plano Quinquenal do Governo e dos famosos planos que até aqui se têm revelado falidos” afirmou peremptoriamente o secretário-geral do MDM.

É o cúmulo da incapacidade

O Canalmoz ouviu também Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo. Diz que o Governo longe de trazer soluções está a mostrar o mais levado grau de incapacidade de liderar.
Para Fernando Mazanga o Governo não trouxe solução. Longe disso, apenas atiçou a fúria popular.
Mazanga diz não entender que numa altura como esta em que o povo quer saber como ter pão, água, e luz, o Governo apareça apenas a falar que está engajado na famosa luta contra pobreza absoluta.
Mazanga lamenta que a agitação não tenha rosto, com o qual o Governo possa negociar, mas avança que esta não pode constituir justificação para que o executivo não resolva o problema.
“O Governo não deve andar a procura do rosto da manifestação para dialogar, porque não existe nada para negociar a não ser baixar os preços, assim como os populares apelam”, conclui Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo.

(Matias Guente) 2010-09-03 08:11:00
Imagem: http://noticias.sapo.mz/

Sem comentários: