quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Odebrecht: falsificação de facturas para aumentar dividas com o Estado angolano


Lisboa - O maior negócio da Odebrecht em Angola, de momento, é a falsificação de facturas de obras destinada a aumentar as dívidas que o Estado tem para consigo, refere um competente relatório de situação. O dinheiro, é depois dividido com elementos conotados ao governo tidos como facilitadores das operações. A ação da Odebrecht é descrita como “um roubo indescritível, de arrepiar os cabelos.”

Fonte: Club-k.net

A Odebrecht executa obras de construção em Angola que geralmente são pagas com fundos provenientes da linha de credito existente do Brasil. (Os parceiros angolanos buscam 30%). A dimensão do saque é citando como “descontrolada”, razão pela qual os próprios dirigentes angolanos são apresentados como figuras que estimulam as empresas a fazer as subfacturação.

Um observador habilitado chamando a analisar as motivações que levam esta empresa brasileira a proceder desta forma, respondeu da seguinte forma: “Agora com a crise, e como as suas obras não correm bem, e com todos os pagamentos que tem de fazer para chamar a si o maior quinhão de obras, tem de inventar dívidas para ganhar aquilo que não deve: na ordem das centenas de milhões de dólares.”

Sem comentários: